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Recebeu uma mensagem a pedir para “atualizar” o seu método de pagamento da Via Verde? Atenção, é parte de uma burla

Sociedade
O que está em causa?
"Não caiam nesta armadilha", alerta o autor de um "post" partilhado no Facebook que mostra uma mensagem remetida pela "Via Verde" com a indicação de que o cliente terá de mudar o método de pagamento ou corre o risco de cancelamento do identificador. Contactada pelo Polígrafo, a empresa garante que não enviou a mensagem e que tudo não passa de uma tentativa de "phishing".
© António Pedro Santos/Lusa

“Caro cliente, por favor atualize o seu método de pagamento. Para evitar o cancelamento do seu identificador, siga: directaviaverde.com”, lê-se numa mensagem partilhada em publicação no Facebook. O post, feito no dia 3 de setembro, deixa o aviso: “Não caiam nesta armadilha.

Na mensagem em causa, verifica-se que o “cliente” é direcionado para uma ligação secundária, o que levanta desde logo suspeitas sobre uma possível tentativa de phishing.

Em 2022, a empresa já tinha sido alvo de um esquema de phishing através de um e-mail fraudulento com recurso abusivo à imagem da Via Verde. O objetivo era convencer as vítimas de que tinham em dívida um pequeno montante por utilização dos respetivos serviços e, para o pagarem, deveriam fornecer os dados dos seus cartões bancários.

Este não é diferente, distinguindo-se apenas na forma. Se m 2022 o esquema era conseguido através de um e-mail, agora trata-se de uma mensagem enviada diretamente para os telemóveis.

Ao Polígrafo, fonte oficial do Grupo Brisa, que comercializa o serviço de Via Verde, confirmou tratar-se de uma mensagem falsa com o objetivo de obter informações e, consequentemente, burlar quem caia nesta tentativa de “phishing”.

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Avaliação do Polígrafo:

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