“Caro cliente, por favor atualize o seu método de pagamento. Para evitar o cancelamento do seu identificador, siga: directaviaverde.com”, lê-se numa mensagem partilhada em publicação no Facebook. O post, feito no dia 3 de setembro, deixa o aviso: “Não caiam nesta armadilha.”
Na mensagem em causa, verifica-se que o “cliente” é direcionado para uma ligação secundária, o que levanta desde logo suspeitas sobre uma possível tentativa de phishing.
Em 2022, a empresa já tinha sido alvo de um esquema de phishing através de um e-mail fraudulento com recurso abusivo à imagem da Via Verde. O objetivo era convencer as vítimas de que tinham em dívida um pequeno montante por utilização dos respetivos serviços e, para o pagarem, deveriam fornecer os dados dos seus cartões bancários.
Ao Polígrafo, fonte oficial do Grupo Brisa, que comercializa o serviço de Via Verde, confirmou tratar-se de uma mensagem falsa com o objetivo de obter informações e, consequentemente, burlar quem caia nesta tentativa de “phishing”.
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Avaliação do Polígrafo: