- O que está em causa?O remetente - "sibs@mbway.pt" - faz-se passar pela SIBS, empresa gestora da rede Multibanco. Exibe o logótipo da aplicação MBWay e anuncia uma parceria com a Polícia Judiciária "em resposta a ataques a sistemas bancários" que implica atualizar as medidas de segurança do seu cartão Multibanco. Não clique no botão "Atualizar Agora", é um esquema de fraude ou burla. "Denuncie o remetente e apague", recomenda a PSP.

Assunto: "Urgente". O remetente do e-mail que está a ser recebido por milhares de pessoas - "sibs@mbway.pt" - faz-se passar pela SIBS, empresa gestora da rede Multibanco. No entanto, o facto é que não tem qualquer relação com a SIBS, não passa de um esquema de fraude ou burla.
"Estimado cliente, temos o prazer de informar que finalmente firmámos uma parceria com a Polícia Judiciária em resposta a ataques a sistemas bancários nos últimos anos. As medidas de segurança do seu cartão Multibanco devem ser atualizadas o mais rápido possível para evitar novos abusos. Atualizar Agora. Leva apenas três minutos. Obrigado por nos escolher", lê-se na mensagem.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) emitiu um aviso sobre esta burla que passamos a transcrever:
"A PSP alerta para a circulação de uma burla, através da aplicação MBWay. Trata-se de uma tentativa fraudulenta, pelo que as instruções expressas neste tipo de mensagem devem ser ignoradas e relembramos que não deve aceder a quaisquer links (hiperligações) que possam estar associados nem efetuar nenhum pagamento. Denuncie o remetente e apague. Caso seja alvo deste tipo de burla, denuncie à PSP, mesmo que se trate de uma tentativa".

Por sua vez, a Polícia Judiciária também já emitiu um aviso no mesmo sentido:
