- O que está em causa?Ao longo dos últimos dias, muitos contribuintes têm exposto nas redes sociais imagens de uma mensagem de "e-mail" remetido em nome da Autoridade Tributária com indicações para "regularizar situação" fiscal devido a "discrepâncias" supostamente detetadas no processamento do IRS. É um esquema de "phishing" e não deve "clicar" na hiperligação, nem responder.

O e-mail é remetido em nome da "Autoridade Tributária", mas se prestarmos atenção ao respetivo endereço - jejobu@citycable.ch - verifica que o mesmo não tem qualquer relação com a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), nem sequer tem origem em Portugal.
"As discrepâncias, que foram devidamente corrigidas, estão disponíveis no link a seguir", pede-se na mensagem, indicando uma hiperligação que também não remete para o site da AT, mas parece consistir na transferência de um ficheiro, presumivelmente malicioso.
"Se você quiser regularizar a sua situação com o Serviço de Finanças na sua área de residência, é recomendável aguardar até receber a notificação. Ela será enviada posteriormente pelos Correios ou através da caixa postal eletrónica e deve ser acompanhada de cópias dos documentos que comprovem as discrepâncias identificadas", acrescenta-se no texto, assinado por "Maria Carvalho Flores, diretora do Serviço de Finanças".
Ao longo dos últimos dias, muitos contribuintes tem exposto nas redes sociais imagens deste e-mail, questionando sobre se é autêntico ou, em alguns casos, alertando para um esquema de fraude.

Confirma-se que estamos mesmo perante um esquema de fraude ou phishing. No dia 24 de outubro, a AT emitiu um "alerta de segurança" sobre esta nova "mensagem fraudulenta" que está a ser difundida em massa.
"A AT tem conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT, referentes uma eventual fatura, nas quais é pedido que se carregue num link. Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos", informa.
"Em caso algum deverá efetuar essa operação", sublinha a AT. "Recomenda-se ainda a leitura do folheto informativo sobre Segurança Informática disponível no Portal das Finanças".
___________________
Avaliação do Polígrafo:
