"Porque nos foi questionado, informamos que quem está a fazer um peditório não são bombeiros", alega-se num dos posts com a imagem em causa, datado de 16 de março.

Na respetiva caixa de comentários aponta-se para um esquema fraudulento em Santa Maria da Feira: ao contrário do que diziam aos automobilistas que abordavam, não eram bombeiros que estavam a pedir donativos.

O Polígrafo questionou a Guarda Nacional Republicana (GNR) de Aveiro, a qual respondeu que "não tem conhecimento de nenhum peditório no local". Contudo, sublinhou que "é normal que os Veteranos de Guerra façam peditórios autorizados" naquela zona junto a semáforos em Santa Maria da Feira.

Contactada pelo Polígrafo, a Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra (APVG) informa que "não anda a fazer peditórios" mas sim "a vender bilhetes para um sorteio nacional, autorizado pelo Ministério da Administração Interna".

De facto, o sorteio promovido pela APVG está autorizado (pode comprovar aqui).

"Os nossos colaboradores estão devidamente identificados, com fardamento adequado, bem como a viatura que os transporta. Este sorteio nacional termina no mês de agosto de 2021. Se porventura foi constatado que em Santa Maria da Feira andamos a vender bilhetes para o nosso sorteio nacional, isso é ou pode ser verdade", conclui a APVG na resposta ao Polígrafo.

Aliás, perante a imagem em causa, enviada pelo Polígrafo, a APVG acabou por confirmar que eram colaboradores seus que estavam a vender bilhetes em Santa Maria da Feira.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network