O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Realizador do filme “Emilia Pérez” disse que o espanhol é uma língua de “pobres”?

Cinema
O que está em causa?
Numa publicação feita na rede social X/Twitter, alega-se que o realizador Jacques Audiard afirmou que o espanhol é uma língua de “pobres”. Será que o realizador de “Emilia Pérez” disse mesmo essa frase?
© Shutterstock

“Segundo este estúpido do Jacques Audiard, o realizador de Emilia Pérez, o espanhol é uma língua de ‘pobres’. Enfim, o senhor pode ser muito de ‘primeiro mundo’, mas nem por isso deixa de ser ignorante, vulgar e estúpido”. Esta alegação foi feita por uma utilizadora na rede social X a 29 de janeiro, num “post” em que se vê Jacques Audiard, aparentemente em contexto de entrevista, e que contabiliza mais de 300 mil visualizações.

Terá o realizador francês feito tal afirmação?

Sim. De acordo com o site MHD Magazine, Jacques Audiard foi mesmo o autor da frase de que o acusam no “post”. Em contexto de entrevista ao site francês de cultura pop Konbini, a 21 de agosto de 2024, o realizador afirmou que “o espanhol é uma língua dos países emergentes, uma língua dos países modestos, dos pobres e dos migrantes”.

A longa-metragem que conta a história de Emilia Pérez, uma mulher transsexual que tenta remediar o seu passado como traficante de droga, tem sido alvo de críticas, sobretudo no México. Segundo o site MHD, o publico considera a representação dos mexicanos desrespeitosa.

Ainda assim, este filme de Jacques Audiard está nomeado em 13 categorias para os Óscares, conseguindo igualar-se, em número de nomeações, a filmes como “O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel” e “Forrest Gump”.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com rodagem iniciada a 15 de outubro de 2018 e exteriores em Praga (62 anos depois de alguns dos eventos cruciais encenados), "O Espião Inglês" é uma produção anglo-americana entre ...
"Minari" é uma produção da Plan B, de Brad Pitt e Dede Gardner, fundada em 2001 e responsável por três vencedores de Óscares de Melhor Filme (“Os Infiltrados” de Martin ...
Ao procurar reproduzir o universo da novela de Thomas Mann (a narrativa de livro e filme são muito semelhantes, à parte detalhes como a profissão de Gustav von Aschenbach - ...

Em destaque