“Bruno Lage nesse momento está estudando isso aqui”, a frase intitula o tweet, que é ilustrado por uma suposta notícia (da Folha Online) que, no essencial, refere que o treinador brasileiro Vanderlei Luxemburgo iria estrear-se no Real Madrid na conclusão de um jogo que fora interrompido já perto do fim (Real Madrid-Real Sociedad), na época 2004/05. O título da notícia é “Luxemburgo estréia no Real Madrid em jogo de seis minutos”, mas no seu desenvolvimento refere que a suspensão da partida ocorreu aos 42 minutos da 2.ª parte.
A notícia é autêntica ou trata-se de uma manipulação?
A notícia existiu mesmo e, tal como outras sobre o tema, reflete o que aconteceu. A 12 de dezembro de 2004, o Real Madrid-Real Sociedad da 15.ª jornada do campeonato espanhol foi interrompido aos 84 minutos devido à ameaça da existência de uma bomba no Estádio Santiago Bernabéu (com 70 mil pessoas nas bancadas). Treinava o Real Madrid Garcia Remón (que já tinha rendido Camacho). Entretanto, este técnico foi despedido a 30 de dezembro e a direção dos merengues contratou o brasileiro Vanderlei Luxemburgo para o seu lugar.
A 5 de janeiro de 2005 o jogo foi retomado em Madrid e o técnico brasileiro não podia ter melhor começo: venceu por 2-1 (golo de Zidane aos 88 minutos, na marcação de uma grande penalidade), conseguindo que a sua equipa passasse de um empate para uma vitória em escassos 6 minutos.
Assim, é verdadeiro que o Real Madrid já estreou um treinador para concluir um jogo interrompido, mediando 24 dias entre os 84 minutos iniciais e os 6 que restavam cumprir.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo Futebol: