Em mensagem enviada ao Polígrafo, um leitor partilhou o que parece ser uma promoção da Rádio Popular divulgada no Instagram. Numa story da página “Radio Popular Portugal” vê-se uma coluna da Marshall com uma suposta promoção de 97% – de 349 euros para 9,99 euros. A promoção, segundo se vê na parte superior do ecrã, acontece a propósito do 60.º aniversário da marca Marshall.
Mas será que a promoção é mesmo verdadeira?
Não. Em resposta ao Polígrafo, o departamento de marketing da Rádio Popular confirmou que não se trata de uma promoção da Radio Popular. “É uma página falsa, por isso não existe nenhuma ligação [com a empresa]”. O mesmo departamento afirmou ainda que já tinha a Rádio Popular já tinha denunciado a página que tinha divulgado a falsa promoção.
Visitando o site oficial da loja é possível verificar que a página de Instagram oficial da loja não se chama “Radio Popular Portugal”, mas sim Radio Popular. No mesmo site também é possível verificar que não existe qualquer referência à promoção em causa. O produto “Coluna Bluetooth Marshall Stanmore III Black” encontra-se, à data de escrita deste artigo, sim com um desconto, mas muito inferior: 18%. O preço original – que na publicação em análise aparece como sendo de 349 euros – também não é o mesmo. Originalmente, o preço de venda ao público da coluna eram 399,99 euros. Com os 18% de desconto, encontra-se a 329,99 euros.
Além disso, com recurso a reverse image search (pesquisa por imagem reversa, em tradução livre), é possível encontrar imagens praticamente iguais à da publicação em análise, com ligeiras diferenças como, por exemplo, o fundo da imagem e a língua em que a publicação está escrita. Tratam-se, também, de outras promoções falsas.
Na publicação também se justifica a suposta promoção com o 60.º aniversário da Marshall. Mas consultando o site oficial da marca, pode verificar-se que a Marshall foi fundada em 1962. Ou seja, completa em 2025 63 anos e não 60.
Em abril de 2024, o Polígrafo verificou que publicações semelhantes a esta e que também visavam a Rádio Popular, mas no Facebook, se tratavam de uma operação fraudulenta de phishing para roubar dados pessoais aos utilizadores.
É, portanto, mentira que a Rádio Popular esteja a vender uma coluna da Marshall com uma promoção de 97%, como diz uma publicação feita no Instagram. Trata-se de uma promoção falta partilhada por uma página fraudulenta que em nada está ligada à Rádio Popular.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: