O primeiro jornal português
de Fact-Checking

“Que a justiça divina faça o que a terrena nunca fez”. André Ventura escreveu isto sobre Pinto da Costa?

Desporto
O que está em causa?
“O legado que deixa é de títulos manchados e de um sistema podre. Que a justiça divina faça o que a terrena nunca fez”, lê-se num "tweet" alegadamente da autoria de André Ventura. A publicação é verdadeira?

Com a morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, o homem que esteve na liderança do FC Porto por mais de 40 anos, várias figuras públicas recorreram às redes sociais para prestar homenagem ao ex-presidente dos “dragões”.  Entre as publicações, destaca-se uma que menciona aspetos negativos do dirigente desportivo. Trata-se de um post feito por André Ventura, no qual Pinto da Costa é descrito como um “símbolo de corrupção e dos esquemas obscuros que destruíram a verdade desportiva”.  

“Morreu Pinto da Costa. Um homem que marcou o futebol português, mas também um símbolo de corrupção e dos esquemas obscuros que destruíram a verdade desportiva. O legado que deixa é de títulos manchados e de um sistema podre. Que a justiça divina faça o que a terrena nunca fez”, lê-se na publicação supostamente escrita pelo líder do Chega no X.

Screenshots do post foram partilhados para condenar as alegadas declarações de André Ventura. “Não gostava do Pinto da Costa e não é agora no dia da sua morte que passei a gostar, mas guardo estes dias em silêncio para que aqueles que o admiravam possam fazer o seu luto em paz. Foi um homem que dedicou toda a sua vida a defender o clube do seu coração. E isso eu respeito. Já o André Ventura não respeita nada nem ninguém”, lê-se numa publicação no X, com quase 100 mil visualizações.  

Mas será que o “tweet” é verdadeiro? Não.

Não há rasto na Internet de tal publicação. Nem na conta de Ventura nem noutra. Aliás, o próprio líder do Chega já recorreu às redes sociais para negar a autoria. “Este tweet é absolutamente falso. Nunca o escrevi. É absolutamente incrível que até a morte de uma pessoa usem para me atacar e atacar o Chega. Miseráveis!”, escreveu. 

Jorge Nuno pinto da Costa morreu, este sábado, 15 de fevereiro, aos 87 anos. O ex-presidente é considerado a “maior figura da história do FC Porto”. Deixa um legado histórico, sendo o dirigente mais titulado do mundo, com 2.591 conquistas nos 15.356 dias da presidência. 

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque