- O que está em causa?"Que ricas prendas temos recebido daqueles a quem vamos confiando os nossos votos", ironiza-se em publicação no Facebook, na qual se destaca uma imagem com a seguinte informação: "Quase uma em cada cinco pessoas vive com menos de 554 euros por mês."

"É Natal hoje, foi Natal o ano passado e vai ser Natal para o ano. Que ricas prendas temos recebido daqueles a quem vamos confiando os nossos votos, e não só…", comenta-se em publicação no Facebook, datada de 25 de dezembro.
O comentário surge a acompanhar uma imagem na qual se destaca a seguinte informação: "Quase uma em cada cinco pessoas vive com menos de 554 euros por mês."
Tem fundamento?

Em Portugal, o valor abaixo do qual se considera que alguém vive no limiar de risco de pobreza situava-se, em 2020, nos 6.653 euros anuais. Ou seja, 554 euros mensais (em 12 meses). Esta informação está disponível para consulta na Pordata, base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
De acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2020, "os resultados do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (EU-SILC) indicam que 18,4% dos residentes estavam em risco de pobreza, mais 2,2 p.p. do que no ano anterior (16,2% em 2019)".
Estes dados, publicados em dezembro de 2021, indicam que 18,4% dos residentes em Portugal dispõe de 554 euros mensais, o que perfaz 0,92 (quase 1) em cada cinco pessoas a sobreviver com este montante por mês.
Note-se que esta subida de 16,2% em 2019 para 18,4% em 2020 reflete uma "inversão de sentido em relação à tendência decrescente observada desde 2015, sendo também a variação anual mais elevada da série".
_____________________________
Avaliação do Polígrafo:
