No que aparenta ser apenas o início de uma longa guerra entre a Rússia e a Ucrânia, os líderes das duas nações são as personagens principais desta história, com Vladimir Putin a ser agora acusado de ter recorrido à técnica de green screen durante uma reunião transmitida online e em estações de televisão de todo o mundo. As provas? A mão direita de Putin terá magicamente "atravessado" um microfone. E Volodymyr Zelensky parece ter gozado com o episódio. O Polígrafo verifica.

"Para mim, o Putin está com medo de ser morto por alguém do seu staff... Por isso senta-se mega longe de todos e faz estas palhaçadas em green screen". Conclusão rápida para um episódio mais complexo do que aparenta. Os indícios estão compilados num vídeo transmitido na tarde de 5 de março, quando Putin reuniu com hospedeiras de bordo da Aeroflot, companhia aérea russa.

Do encontro, além do aviso sobre a putativa imposição de uma zona de exclusão área sobre a Ucrânia, poucas novidades surgiram. Afinal, nesse mesmo dia a companhia aérea já tinha anunciado que cancelaria os voos internacionais a partir desta terça-feira, 8 de março, excepto para a Bielorrússia. Mas houve um pormenor que não escapou aos mais atentos. Em vídeos de baixa qualidade, a mão de Putin parece atravessar o microfone para o qual Putin fala, sugerindo que o líder russo estaria a fazer uso de um green screen ou de qualquer outra técnica de efeitos visuais.

A montagem, de cerca de 15 segundos, divulgada sobretudo por apoiantes de Zelensky, correu as redes sociais nos últimos dias (pode ver aqui, aqui ou aqui, entre outros exemplos). O que se sabe: O vídeo de Putin é autêntico e a sua mão direita parece mesmo passar através do microfone. Mas não se trata de efeitos visuais ou de green screen. Na verdade, a má qualidade das imagens divulgadas não permite demonstrar de forma clara e objetiva que a mão de Putin passou por trás do microfone, e não através dele.

Senão vejamos. Nesta primeira imagem, com baixa qualidade, a mão de Putin parece ter sido cortada pelo microfone.

Ainda assim, nesta segunda imagem, quando o mesmo momento foi transmitido pelo canal Rupor Moscow (ao décimo minuto), a mão encontra-se claramente atrás (ou ao lado) do microfone.

Em suma, a teoria de que Putin estaria a utilizar um green screen, propalada com base no facto de o líder russo estar muito próximo das restantes intervenientes (nas redes sociais há quem acredite que Putin estará escondido ou até exilado) não tem fundamento. A plataforma de fact-checking "Lead Stories" aponta nesse mesmo sentido.

Mas e quanto a Zelensky? Será verdade que o Presidente da Ucrânia gozou com este momento partilhado nas redes sociais, acreditando que Putin estaria a encenar a sua presença naquela reunião? De acordo com a "Snopes", não há factos que o comprovem.

Nesse mesmo dia, 5 de março, um tweet sugeria que Zelensky, ao tocar num microfone e mover o objeto de um lado para o outro, estaria a fazer uma referência a Putin, quer fosse ou não verdadeiro o conteúdo do vídeo associado ao líder russo.

Embora se acredite que o vídeo é autêntico, não é conhecida a sua origem temporal. Ou seja, se foi feito antes ou depois da reunião de Putin. E muito menos o objetivo daquele gesto de Zelensky.

__________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network