Os tweets geraram dúvidas entre os internautas, que pediram a sua devida verificação ao Polígrafo. Chicão, o líder do CDS, criticou publicamente uma das mensagens propagadas pelo Bloco de Esquerda relativa à crise climática. "Isto é verdade ou o BE decidiu antecipar o dia das mentiras por prevenção?", questionou na respetiva rede social.

Mas serão os tweets autênticos?

A resposta é positiva. Os tweets foram publicados pelo BE com a devida hiperligação para artigos do portal esquerda.net.

O Polígrafo contactou o BE que, além de confirmar a autenticidade dos tweets, sublinhou que "o esquerda.net não é o portal oficial do Bloco de Esquerda. É um portal de informação do Bloco que conta também com a colaboração com autores e sites diversos. Os artigos em causa são traduções de artigos de sites internacionais."

O Polígrafo questionou o partido se tinham conhecimento das críticas de que foram alvo, nomeadamente pelo líder do CDS, mas recusaram-se a comentar.

O Polígrafo questionou o partido se tinha conhecimento das críticas de que foi alvo, nomeadamente pelo líder do CDS, mas o BE recusou-se a comentar.

Na secção "Quem Somos" do esquerda.net pode ler-se: "Este órgão de informação na internet é mantido pelo Bloco de Esquerda, mas não se confunde com o site partidário, o bloco.org" e  reconhece-se como sendo "Um portal que aposta também na qualidade da sua opinião, reflectindo as opiniões do Bloco de Esquerda mas aberta também a personalidades fora do Bloco, nacionais e internacionais".

Ou seja, além de ser um portal mantido pelo Bloco de Esquerda, reflete igualmente as opiniões do partido.

****

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network