É uma publicação de 19 de outubro, na página da Polícia de Segurança Pública (PSP) na rede social Facebook, acumulando centenas de comentários e partilhas.

"Ânimo para os nossos colegas da Policía Nacional e Mossos d'Esquadra (Generalitat de Catalunya) a trabalhar pela liberdade e segurança em Barcelona", destaca-se na respetiva mensagem, ilustrada por uma imagem com dois veículos - um da PSP e outro da Policía Nacional, lado a lado - na cidade de Braga.

A publicação em causa está a espalhar-se pelas redes sociais e vários leitores do Polígrafo questionam sobre a veracidade da mesma.

Não há dúvidas de que se trata de uma publicação autêntica, com origem na página oficial da PSP. A mesma página através da qual são difundidos comunicados, avisos de abertura de concursos, notícias sobre operações policiais, divulgação de campanhas, entre outros conteúdos.

Segundo noticiou hoje a Agência Lusa, cerca de 200 pessoas foram detidas e 289 agentes da polícia ficaram feridos desde a passada segunda-feira, 14 de outubro, dia em que se iniciaram os protestos na Catalunha contra a sentença judicial que condenou 12 dirigentes políticos catalães a penas de prisão efetiva.

Ao que acresce mais de 600 pessoas feridas na sequência de manifestações com focos de violência e cargas policiais. De acordo com a imprensa espanhola, quatro pessoas perderam a visão de um olho depois de serem atingidas com balas de borracha disparadas por agentes da polícia.

.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro