O primeiro jornal português
de Fact-Checking

PSP deteve homem que estava “a sufocar criança 10 minutos após ser libertado da cadeia”?

Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
"Homem detido a sufocar criança 10 minutos após ser libertado da cadeia", destaca-se no título de uma publicação que circula nas redes sociais, mostrando a imagem de um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP), pelo que se depreende que aconteceu em Portugal. Abrindo o artigo e lendo o texto, porém, deparamos com uma história originária dos Estados Unidos da América (EUA), sem qualquer relação com a PSP ou Portugal. Mais um exemplo de "clickbait" enganador.

“A história chega-nos dos Estados Unidos da América e dá conta de um ex-recluso que foi detido 10 minutos depois de ter sido libertado da prisão. O homem já tinha roubado uma mulher e tentou sufocar o filho da vítima”, indica-se no texto da publicação, em flagrante contradição com o que é sugerido implicitamente no título e na imagem que se destacam nas partilhas em redes sociais.

“Segundo o jornal ‘Correio da Manhã’, Daniel Orozco, de 28 anos, foi apanhado a conduzir sob o efeito de drogas num carro que tinha acabado de roubar num parque de estacionamento. Tudo isto depois de ter saído da prisão (há coisas que nunca se aprendem ou melhoram!)”, acrescenta-se no mesmo texto.

Esta publicação limita-se a copiar uma notícia do jornal “Correio da Manhã”, datada de 18 de maio. A principal diferença é que o jornal em causa ilustra a notícia com uma fotografia de Daniel Orozco, protagonista da história, e não de um agente da PSP em Portugal.

“Um homem foi detido após ter roubado uma mulher e depois sufocado o seu filho, 10 minutos após ter sido libertado da cadeia, na Califórnia, EUA. Daniel Orozco, de 28 anos, tinha acabado de sair da prisão quando foi novamente apanhado a conduzir sob a influência de drogas, num carro que tinha acabado de roubar a uma mulher num parque de estacionamento. As autoridades afirmam que Daniel ameaçou a mulher e perante a recusa desta em dar as chaves do carro começou a sufocar uma criança de 11 anos que estava no carro, alegadamente filho da vítima”, descreve-se na notícia.

Quanto a esta história da detenção, é verdadeira, tendo sido reportada por vários media locais californianos.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Título falso: as principais alegações dos conteúdos do corpo do artigo são verdadeiras, mas a alegação principal no título é factualmente imprecisa.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

 

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes