No dia 15 de abril, o Partido Socialista (PS) realizou uma cerimónia de apresentação da mandatária geral às eleições europeias, Filipa Maia, uma jovem de 18 anos de idade. A cerimónia decorreu na sede do partido, ao Largo do Rato, em Lisboa. No dia anterior, a página "PSD na Europa" (sobre a qual o Polígrafo escreveu aqui recentemente) denunciou que a jovem mandatária estaria a oferecer jantar e transporte para levar jovens de Coimbra - onde vive e estuda - para a cerimónia em Lisboa.

A denúncia baseia-se numa suposta publicação da própria Filipa Maia na rede social Facebook. E vários leitores do Polígrafo, talvez recordados do célebre episódio em que José Sócrates, então Primeiro-Ministro em exercício, pagou alimentação e transporte a dezenas de cidadãos indianos para que estes marcassem presença numa iniciativa de campanha no Alentejo, solicitaram uma verificação de factos.

Começando pela publicação, confirma-se a sua veracidade. Na página pessoa de Filipa Maia ainda é possível aceder à mensagem em causa, associada à partilha de uma notícia sobre a sua escolha para mandatária geral da lista de candidatos do PS (a qual é encabeçada por Pedro Marques) às eleições europeias, agendadas para o dia 26 de maio.

"É com grande honra que partilho convosco que fui escolhida para Mandatária Geral do Partido Socialista às Eleições Europeias, sendo, portanto, a mais jovem Mandatária portuguesa alguma vez existente (a primeira de muitas, espero). A minha apresentação oficial será no dia 15, no Largo do Rato e seria extremamente importante para mim e para todos, que se registasse uma audiência jovem! Assim, convido-vos a todos a assistir, estando os transportes e jantar totalmente assegurados para todos os interessados de Coimbra - basta contactar-me", escreveu Filipa Maia, no dia 13 de abril.

Entretanto, o "Jornal de Notícias" confirmou junto da direção da campanha eleitoral do PS que "a despesa com a deslocação e o jantar será paga pela campanha, algo que estava 'há muito' combinado com Filipa Maia".

A minha apresentação oficial será no dia 15, no Largo do Rato e seria extremamente importante para mim e para todos, que se registasse uma audiência jovem! Assim, convido-vos a todos a assistir, estando os transportes e jantar totalmente assegurados para todos os interessados de Coimbra - basta contactar-me", escreveu Filipa Maia.

"Achou-se que o investimento se justificava", já que a campanha pretende "estimular a participação dos jovens na discussão sobre matérias europeias", afirmou um elemento da direcção da campanha do PS. "Foram transportados de Coimbra a Lisboa pouco mais de 30 jovens estudantes, colegas da mandatária, num autocarro", informou o mesmo jornal.

Em suma, a publicação em análise é verdadeira, tendo sido confirmada pela direção da campanha eleitoral do PS. E a mensagem de Filipa Maia na rede social Facebook existe mesmo. O PS pagou jantar e transporte para levar "pouco mais de 30 jovens" à apresentação da mandatária geral às eleições europeias em Lisboa.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro