"Olá a todos, temos o prazer de anunciar que enviaremos 1.000 sacolas de presentes especiais para todos os que escreverem 'Pronto' antes de 27 de janeiro de 2023. Boa sorte!"

Assim se apresenta a suposta promoção que está a ser difundida no Facebook, entre outras redes sociais, pretendendo fazer crer que se trata de um página da cadeia de supermercados Lidl.

A promoção é fidedigna?

Na caixa de comentários da página "Lidl Fans" encontra-se a indicação das "condições para ganhar" que passam por seguir a página, partilhar o post em cinco grupos do Facebook e verificar "a mensagem que recebeu respetivamente e continue o processo de levantamento do prémio". É apresentado ainda um link externo, colocado na caixa de comentários pela própria página, que pede o registo do candidato ao prémio.

Ao clicar nessa hiperligação, é-se reencaminhado para um site que anuncia desde logo "Bem-vindo ao site oficial Lidl". No entanto, ao olhar para o endereço do mesmo, verifica-se que não tem qualquer relação com a página oficial da cadeia de supermercados.

  • Brinquedos de Natal para crianças. Publicidade do Lidl desconstrói estereótipos de género?

    Rapazes a brincar com bonecas e raparigas com carros, invertendo as mais tradicionais representações de género? Sim, além da neutralização das cores (azul e cor-de-rosa deixam de ser exclusivos de um e outro género) e dos utensílios de limpeza doméstica (idem), entre outros exemplos patentes num folheto de publicidade do Lidl que está a ser destacado - por entre aplausos e críticas - nas redes sociais.

O esquema é semelhante a tantos outros que circulam nas redes sociais - alguns dos quais até já verificados pelo Polígrafo - e contém todos os "alertas vermelhos" de tentativas de fraude.

De resto, o Polígrafo confirmou junto da cadeia de supermercados Lidl Portugal que não tem qualquer ligação a esta campanha, a qual utiliza abusivamente o nome e logótipo da empresa.

___________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network