O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Promoção no Facebook. Esta coluna de som da Marshall está à venda por 2,99 euros na loja “Radio Popular”?

Sociedade
O que está em causa?
No âmbito de uma suposta "celebração do 60.º aniversário da marca", a loja "Radio Popular" estará a promover no Facebook uma "mega oferta" que consiste numa coluna de som da Marshall (que custa em geral 300 a 400 euros) à venda por apenas 2,99 euros. Mas tudo não passa de um esquema de burla sem qualquer relação com a verdadeira "Radio Popular".

Mega ofertas! O lendário altifalante Marshall por apenas 2 euros! Junte-se à celebração do 60.º aniversário da marca e receba um dos 60 altifalantes promocionais! Despacha-te, já só restam alguns”, realça-se num post que está a ser promovido no Facebook, com origem numa página denominada como “Radio Popular” – e que parece corresponder à conhecida rede portuguesa de lojas de eletrodomésticos.

Para se habilitar à coluna de som da Marshal (modelo “Stanmore III”) por um preço muito inferior ao normal (custa entre 300 e 400 euros na maior parte das lojas), basta clicar na hiperligação indicada. A qual encaminha para uma página identificada como sendo da Marshall e com instruções de pagamento que implicam o fornecimento de dados bancários e pessoais.

O problema é que a página “Radio Popular” no Facebook não tem qualquer relação com a verdadeira “Radio Popular”, embora garanta na imagem de perfil que é um “parceiro confirmado” da loja de eletrodomésticos.

A verdadeira página da “Radio Popular” está disponível aqui e não tem qualquer referência a esta suposta promoção de colunas de som da Marshall. O mesmo se aplica aos verdadeiros sites quer da “Radio Popular”, quer da Marshall.

Na página da falsa promoção, aliás, detetamos mais elementos que apontam para um esquema de burla. Desde logo o facto de página ter sido criada a 23 de janeiro de 2024 com o nome de “Tonnik Daas”. A 2 de fevereiro alterou o nome para “MiⅭჿmuniԁaԁ Peru” e só em abril é que passou a “Radio Popular”.

Em suma, esta “promoção” não é da verdadeira “Radio Popular” e consiste afinal numa operação de phishing que visa capturar os seus dados bancários e pessoais. Não se deixe enganar.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque