"Por ocasião do ano novo, entregaremos caixas gratuitas à sua porta. Para quem escreve 'Feliz Natal'", destaca-se num exemplo da promoção em causa que tem sido difundida nas redes sociais ao longo das últimas semanas.

Tem origem em páginas denominadas como "Coca-Cola Fans" que exibem o logótipo da mundialmente conhecida marca de refrigerantes. O problema é que a iniciativa é fraudulenta e não tem qualquer relação com a marca, não se deixe enganar.

A publicação não contém qualquer link ou formulário para a obtenção das caixas e, quanto às imagens, são familiares ao Polígrafo. O mesmo esquema foi aplicado em nome da cadeia de supermercados Aldi e conferimos que era falso.

Mais, a página "Coca-Cola Fans" não é verificada pelo Facebook, pelo que não é fidedigna.

Por outro lado, na página oficial e verificada da Coca-Cola não há qualquer menção a "caixas gratuitas" ou a qualquer promoção similar.

O Polígrafo contactou a Coca-Cola sobre a suposta promoção, tendo obtido a seguinte resposta: "A ação mencionada não está a ser realizada pela Coca-Cola em Portugal, mas por alguém cuja identidade é desconhecida".

A empresa sublinha também a "importância de não facilitar dados pessoais e de não compartilhar a informação com outros usuários. As nossas promoções oficiais podem ser consultadas no nosso website ou do nosso parceiro engarrafador em: https://www.passatemposportugalccep.com".

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network