Liga dos Campeões, Liga Europa, Supertaça europeia, Taça Intercontinental, Torneio Internacional do Guadiana e Taça Latina. Em publicação a circular nas redes sociais acusa-se o programa da SIC Noticias "Tempo Extra" de ter usado uma competição de pré-temporada do futebol português, o torneio do Guadiana, para engrandecer o palmarés internacional do Benfica comparativamente ao do FC Porto.

Na imagem usada na publicação vê-se o comentador de futebol Rui Santos a analisar um quadro comparativo dos troféus internacionais de cada um dos clubes. O quadro indica que os “encarnados” têm oito conquistas fora de fronteiras e os “azuis e brancos” sete. “Benfica tem ligeira vantagem sobre o FC Porto no espaço do futebol internacional”, lê-se legenda na publicação.

Benfica quadro Faso

A publicação foi denunciada pelos utilizadores do Facebook como sendo enganadora ou falsa. O programa "Tempo Extra" usou mesmo o Troféu Internacional do Guadiana para aumentar os trofeus internacionais do Benfica? Verificação de factos. 

A imagem que circula nas redes sociais é falsa. O quadro comparativo que aparece na publicação é uma manipulação daquele que foi mostrado pelo comentador Rui Santos numa edição do programa "Tempo Extra". (pode aceder aqui à gravação em vídeo, a partir dos 3 minutos). 

quadro comparativo FC Porto Benfica

Na imagem alterada, o FC Porto aparece com um palmarés europeu que contém duas Ligas dos Campeões, duas Ligas Europa, uma Supertaça europeia e duas Taças Intercontinental. Já o Benfica, teria duas Ligas dos Campeões, cinco Torneios Internacionais do Guadiana e uma Taça Latina. Esta última foi uma competição realizada entre 1949 e 1957 por clubes de Portugal, Espanha, França e Itália. 

No quadro verdadeiro, o Troféu Internacional do Guadiana não aparece, tal como a Taça Latina. Assim, os “encarnados” têm apenas dois troféus internacionais, correspondestes a duas Ligas dos Campeões, conquistadas em 1960/1961 e 1961/1962. 

Benfica Liga dos Campeões

Os “dragões” vencem o quadro comparativo com um total de sete troféus internacionais conquistados, dados esses que não foram alterados na imagem manipulada. As duas Ligas dos Campeões foram conquistadas em 1986/1987 e 2003/2004, as duas Ligas Europa em 2002/2003 e 2010/2011 e a Supertaça europeia foi ganha pelos “azuis e brancos” em 1987. O palmarés do FCP inclui ainda duas Taças Intercontinental, conquistadas em 1987 e 2004.

FC Porto conquistas internacionais

Também a legenda da publicação é falsa. Rui Santos não diz que o Benfica está numa posição superior, mas que existe uma “pequena vantagem” do FC Porto. Esse comentário refere-se às percentagens de vitórias dos dois clubes nas competições internacionais e não aos troféus oficiais conquistados no estrangeiro. (pode aceder aqui à gravação em vídeo, a partir dos 4’15 minutos). 

Quadro visão de mercado

Podemos concluir que a imagem em análise foi duplamente alterada. A declaração atribuída a Rui Santos sobre uma alegada superioridade do Benfica nas conquistas internacionais não foi dita - o comentador referiu-se ao FC Porto e ao número de vitórias nos jogos europeus -e o quadro comparativo foi alterado. A manipulação incluiu uma competição nacional, o Torneio Internacional do Guadiana, e um antigo troféu internacional - a Taça Latina - para dar vantagem aos "encarnados".

_______________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network