O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Príncipe Carlos ignorou vice-presidente dos EUA no Fórum Mundial do Holocausto?

Internacional
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
O filho da rainha Isabel II terá ignorado Mike Pence, vice-presidente dos Estados Unidos da América (EUA), na altura de o cumprimentar em pleno Fórum Mundial do Holocausto. Pelo menos é o que se garante em múltiplas publicações nas redes sociais que exibem um vídeo do momento classificado por muitos como tendo sido constrangedor. Verdade ou falsidade?

A polémica chega, desta vez, de Jerusalém, Israel, um território por si só também pouco consensual. Aquela que é uma das cidades mais antigas do mundo, disputada por israelitas e palestinianos num conflito que já dura desde 1948, recebeu no dia 23 de janeiro o Fórum Mundial do Holocausto. O encontro juntou mais de 40 líderes mundiais, incluindo Marcelo Rebelo de Sousa, o príncipe Carlos de Inglaterra e o vice-presidente dos EUA, Mike Pence.

Ora, é entre os dois últimos que parece ter pairado uma nuvem negra. Pelo menos, é o que sugerem os vídeos que se têm espalhado desde então nas redes sociais, sobretudo no Twitter, com legendas que ora mostram embaraço, ora sugerem chacota: “Não pode ser… Pence foi desprezado pelo príncipe Carlos”; “O príncipe Carlos disse ‘vai-te lixar, Mike Pence'”; «Nunca vi um ignoro tão flagrante como o do príncipe Carlos a olhar de lado para Mike Pence, do género: ‘Hoje não, Satanás'”.

Ao clicar no botão de play no vídeo é possível constatar que, de facto, o príncipe Carlos, quando passa por Mike Pence e a mulher Karen, não os cumprimenta, apesar de ter estendido a mão às pessoas que se encontravam imediatamente antes e depois do casal norte-americano. Contudo, Mike Pence e a mulher também não estendem a mão a Carlos quando o príncipe de Gales passa por eles, o que torna injusta a afirmação de que foi o pai de William e de Harry a ignorar o vice-presidente dos EUA. No limite, existiu um desprezo mútuo. Ainda assim, este é um dos casos em que é possível afirmar que nem tudo o que parece, é.

De acordo com a plataforma de verificação de factos Snopes, no vídeo oficial do Fórum Mundial do Holocausto, publicado pelo Yad Vashem, o centro Memorial do Holocausto de Israel, é possível ouvir o príncipe Carlos a cumprimentar Mike Pence, dizendo ‘senhor Pence’.

Portanto, uma coisa é certa: o príncipe Carlos não ignorou o vice-presidente dos EUA. Além disso, depois de Carlos passar, Mike Pence dá-lhe um toque no braço, num gesto evidente de simpatia.

De acordo com a Snopes, a explicação para os três não se terem cumprimentado, através do toque físico, naquele momento, é mais simples do que se possa imaginar: Carlos e Mike Pence e a mulher já se tinham encontrado, cumprimentado e conversado, noutro lugar, a outra hora.

Prova desse facto é o vídeo de 30 segundos que Katie Waldman, assessora de Pence, publicou no Twitter. Nas imagens é óbvio um aperto de mão mútuo, um cumprimento cordial entre os dois e uma conversa que parece prolongar-se para lá da duração das imagens.

Este vídeo corrobora, ou seja, dá força à explicação que um porta-voz da família real britânica deu à BBC, a televisão pública do Reino Unido, a propósito deste caso: “O príncipe e o senhor Pence tiveram uma ‘conversa longa e calorosa‘, antes de a cerimónia começar”.

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes

Um vídeo partilhado viralmente nas redes sociais mostra Lula da Silva a afirmar que existem 735 milhões de pessoas que passam fome e garante-se que estava a referir-se exclusivamente ao Brasil. As imagens e declarações são autênticas, recolhidas a partir de uma recente entrevista do Presidente do Brasil ao canal SBT News. Mas referia-se mesmo ao Brasil que, na realidade, tem 3,4 vezes menos habitantes? ...