“Ele não manda imigrantes ilegais para o Ruanda, as está a considerar enviar britânicos para as ilhas Falkland“, alega-se num tweet recente em referência ao Primeiro-Ministro do Reino Unido, Keir Starmer.
A sustentar a tese, uma alegada notícia do jornal “The Telegraph” que informa que “Keir Starmer está a considerar construir ‘campos de detenção de urgência‘ nas ilhas Falkland, território ultramarino do país.
Além de o tweet não apresentar documentação, um link que remeta para o site de notícias ou qualquer outra evidência que sustente a alegação, também não se identifica qualquer notícia online no “The Telegraph” deste teor nem qualquer declaração do Primeiro-Ministro britânico que vá nesse sentido.
O próprio jornal também já veio desmentir ter publicado uma notícia do género. “O ‘Telegraph’ tem conhecimento de uma imagem que circula no X que pretende fazer-se passar por um artigo do Telegraph sobre ‘campos de detenção de emergência’. Nenhum artigo desse tipo foi publicado pelo Telegraph”, sublinha o jornal britânico.
De referir que o tweet surge numa altura de violentos protestos anti-imigração no Reino Unido espoletados pelo esfaqueamento em Southport, no dia 29 de julho, que resultou na morte de três meninas, uma das quais, lusodescendente.
_______________________________
Avaliação do Polígrafo: