O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Giorgia Meloni recusou abraçar Lula da Silva durante cimeira do G7?

Internacional
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Em múltiplas publicações nas redes sociais alega-se que a Primeira-Ministra de Itália terá recusado um abraço do Presidente do Brasil, na cerimónia de boas-vindas da última cimeira do G7 que se realizou em Borgo Egnazia, Itália. Há mesmo quem diga que Meloni evitou qualquer tipo de toque de Lula da Silva. Verdade ou mentira?
© EPA / Ettore Ferrari

“Giorgia Meloni, Primeira-Ministra da Itália recusou-se a abraçar Lula [da Silva]. Parabéns, ministra, nós patriotas também odiamos esse verme”, salienta-se numa das publicações que difundem esta história, neste caso um post de 16 de junho no Facebook escrito em língua portuguesa.

A par disso tem sido partilhado um vídeo que mostra o Presidente do Brasil, Lula da Silva, a estender os braços à Primeira-Ministra de Itália, Giorgia Meloni, que parece recuar nesse instante, segurando-lhe as mãos.

Alega-se que esse foi o momento da recusa em abraçar o Presidente do Brasil, tendo estas imagens sido reproduzidas e alvo de chacota pelo deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, ex-Presidente do Brasil.

No X/Twitter também há exemplos de publicações com a mesma história: “Parabéns à (Giorgia Meloni) Primeira-Ministra da Itália. Na reunião do G7, em Itália, ontem [15 de junho], recusou-se a abraçar o Lula, em seguida o vídeo bombou nas redes sociais. Mulher corajosa, a mesma coisa fez com o Emmanuel Macron. Desprezo total com a presença dos dois.”

Mas a história não está a ser bem contada.

O momento em que Lula da Silva avança em direção a Meloni, na cerimónia de boas-vindas da cimeira do G7, no dia 14 de junho, foi transmitido em direto e está disponível no canal da Presidência do Brasil na plataforma YouTube (pode ver aqui).

Nas imagens vê-se que Lula da Silva cumprimenta Meloni primeiro com um aperto de mão e dois beijinhos. E depois com um abraço. Seguiu-se ainda uma breve confraternização e pose para fotografias.

O clip de vídeo que está a ser partilhado viralmente nas redes sociais mostra apenas um excerto de poucos segundos de tudo o que aconteceu, especificamente do momento em que ambos dialogavam já depois de se terem cumprimentado.

As alegações acertam apenas na identificação do evento em que tudo aconteceu: a última cimeira do G7. No dia 14 de junho, Meloni era a anfitriã da reunião que decorreu em Borgo Egnazia, no sul da Itália, tendo recebido todos os convidados, inclusive Lula da Silva.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque