"Presidente da República envia mensagem a Luís Filipe Vieira. Em meu nome pessoal e em nome de todos os portugueses, desejo ao senhor Luís Filipe Vieira, presidente do Sport Lisboa e Benfica e responsável pelas alegrias de milhões de compatriotas, um rápido restabelecimento e plena recuperação da Covid-19", lê-se no anúncio, supostamente publicado na página da Presidência da República, datado de 19 de janeiro de 2021.

Confirma-se que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma mensagem oficial a Vieira desejando recuperação da Covid-19?

Não, trata-se de uma falsificação.

Desde logo não encontramos qualquer registo de tal iniciativa do Presidente da República, em notícias ou comunicados, nem sequer em declarações públicas de Rebelo de Sousa.

Por outro lado, consultando a página da Presidência da República, verificamos que no dia 19 de janeiro de 2021 foram publicados três anúncios, nenhum dos quais relacionados com o presidente do Sport Lisboa e Benfica. A saber: "Presidente da República recebeu a APEL"; "Presidente da República recebeu Movimento Cultural da Terra de Miranda"; e "Presidente da República assinou decreto do Governo".

Concluímos assim que o suposto anúncio oficial é falso.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network