"Este homem chama-se Alexander Van der Bellen. É austríaco. Como todos os dias, está a ir de comboio para o trabalho. É o Presidente da Áustria", lê-se numa publicação do Facebook originalmente escrita em castelhano. A imagem em que se vê o chefe de Estado austríaco de máscara, agarrado ao varão de um transporte público, está a ser utilizada como prova de uma prática exemplar que mais políticos deveriam seguir.

Um utilizador do Twitter aproveita o suposto exemplo de Van der Bellen para defender que "escolher entre Bolsonaro e Lula é escolher entre a tampa e a lata de lixo".

Mas será que a informação veiculada nas redes sociais é verdadeira?

Não é verdade que o Presidente da Áustria se desloque diariamente para o trabalho em transportes públicos. Além disso, as publicações referem a utilização do comboio ou do metropolitano mas, na realidade, o transporte em causa nas imagens partilhadas é um elétrico da Winer Linien, a empresa que administra a maior parte dos transportes públicos de Viena.

A imagem em circulação foi partilhada pelo próprio chefe de Estado austríaco na sua página de Twitter a 16 de junho de 2020. Segundo o tweet de Van der Bellen, ter-se-á deslocado de transportes públicos naquele dia para visitar um centro de investigação científica em Viena. No entanto, nada nesta publicação indica que se trate de uma rotina diária.

O Polígrafo procurou notícias em órgãos de comunicação social austríacos sobre esta alegada rotina de Van der Bellen e não encontrou qualquer referência à utilização diária de transportes públicos pelo chefe de Estado.

A plataforma chilena "Fast Check CL" contactou o departamento de fact-checking da Austria Presse Agentur e a agência noticiosa garantiu que "seria um exagero dizer que Van der Bellen utiliza transportes públicos ou comboio todos os dias", embora confirme que foi visto várias vezes em carruagens do metropolitano.

Ou seja, apesar de Van der Bellen já ter sido fotografado a utilizar transportes públicos, nada indica que o faça diariamente nas suas deslocações para o trabalho.

Não é a primeira vez que nas redes sociais se afirma erradamente que um político utiliza um determinado meio de transporte numa base diária e rotineira. Em 2020 circulou a informação de que o primeiro-ministro holandês se deslocaria exclusivamente de bicicleta. No entanto, o Polígrafo aferiu que Mark Rutte também se desloca em automóveis topo de gama, tanto nos Países Baixos como nas viagens ao estrangeiro, sendo a utilização da bicicleta circunstancial.

___________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network