O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Preço mediano do arrendamento de casas aumentou de 4,3€ para 15,8€ por metro quadrado desde 2015?

Sociedade
O que está em causa?
Ou seja, quase o quádruplo do preço no período dos últimos nove anos em Portugal, segundo destaca uma publicação no Facebook enviada ao Polígrafo para verificação de factos.

De acordo com uma publicação de 6 de março no Facebook, o preço mediano do arrendamento de habitação em Portugal terá saltado de 4,3 euros por metro quadrado em 2015 para 15,8 euros por metro quadrado em 2024. O que perfaz um aumento de “367,44%” em cerca de nove anos.

Estes números e sobretudo a proporção do aumento suscitaram dúvidas a leitores do Polígrafo que pediram uma verificação de factos.

Os dados em causa foram recolhidos a partir dos relatórios do “Índice de Preços Imobiliários” do portal “Idealista”.

De acordo com esses dados, em janeiro de 2015 (data de início desta série de dados estatísticos), o preço mediano do arrendamento de casas em Portugal cifrava-se em 4,3 euros por metro quadrado.

E sim, aumentou quase ininterruptamente ao longo dos últimos nove anos, até atingir 15,8 euros por metro quadrado em fevereiro de 2024 (últimos dados disponíveis).

Mas a publicação comete um erro no cálculo da percentagem de aumento (entre 2015 e 2024) que é de 267,44% e não de 367,44%.

De qualquer modo, os valores de base estão corretos e por isso classificamos esta informação como verdadeira. Mas importa ter em conta que estes dados se baseiam exclusivamente nos anúncios publicados no portal “Idealista”.

No referido portal explica-se que no âmbito do “Índice de Preços Imobiliários” são analisados ​​”os preços de oferta (com base nos metros quadrados construídos) publicados pelos anunciantes do ‘Idealista'”, não considerando os “anúncios atípicos e com preços fora de mercado”.

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Fact checks mais recentes