"Gasolina vai aumentar pela 12ª semana, já aumentou 14% em 2019", indica um dos memes que estão a tornar-se virais nas redes sociais. Vários leitores do Polígrafo solicitaram uma verificação de factos relativamente a estas publicações. É mesmo verdade que o preço da gasolina subiu hoje pela 12ª semana consecutiva e já aumentou 14% desde o início do ano?

De facto, no dia 26 de abril, o "Jornal de Negócios" informou que "os preços dos combustíveis vão voltar a aumentar em Portugal na próxima semana e as subidas não serão pequenas, refletindo a valorização dos preços do petróleo e dos seus derivados e também a queda do euro face ao dólar. O preço da tonelada métrica da gasolina regista esta semana uma subida acima de 3% face à cotação média da semana passada, isto tendo em conta as cotações da matéria-prima já em euros. De acordo com os cálculos do 'Jornal de Negócios', esta evolução aponta para um agravamento do preço de venda da gasolina simples em Portugal de 2 cêntimos".

"Trata-se da 12ª semana de aumentos consecutivos no preço deste combustível. Tendo em conta o preço médio praticado na semana passada (1,551 euros por litro), a gasolina simples deverá subir para 1,571 euros na próxima segunda-feira, o que representa um novo máximo desde outubro de 2018. O preço da gasolina tem subido todas as semanas desde o início de fevereiro e apesar do alívio fiscal no arranque do ano, acumula já uma subida de 14% em 2019", realçou o mesmo jornal. Estes dados podem ser conferidos aqui, entre outras fontes disponíveis.

A maior parte dos memes que estão a ser difundidos baseiam-se nesta notícia do "Jornal de Negócios", embora nem sempre de forma rigorosa: alguns extrapolam para "12ª semana de aumentos dos combustíveis", no geral, englobando gasolina e gasóleo, algo que não é verdade; outros responsabilizam diretamente o Governo pelos aumentos, referindo-se a "aumentos de impostos", algo que também não é verdade (no que respeita ao aumento de 14% desde o início do ano, sublinhe-se, resultado da valorização dos preços do petróleo e da queda do euro face ao dólar).

"No caso do gasóleo, a matéria-prima cotada nos mercados subiu um pouco menos esta semana (2,8% em euros), o que de acordo com os cálculos do 'Jornal de Negócios' aponta para um agravamento deste combustível entre 1,5 e 2 cêntimos por litro. O preço do gasóleo simples vai assim subir pela quarta semana, para um valor médio em redor de 1,40 euros, o que representa o nível mais elevado desde novembro do ano passado. Desde o início de 2019 o preço do gasóleo simples acumula uma subida de 11%", apurou também o "Jornal de Negócios".

Ou seja, no caso do gasóleo, trata-se da 4ª semana consecutiva de aumentos do preço (e não 12ª), acumulando uma subida de 11% em 2019 (e não de 14%). Mas o meme em análise refere-se apenas à gasolina e, nesse âmbito, apresenta dados corretos e verdadeiros.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro