O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Posto da GNR em Armação de Pêra é vigiado pela empresa de segurança privada Prosegur?

Sociedade
O que está em causa?
Numa publicação partilhada no Facebook afirma-se que o posto da GNR de Armação de Pêra é vigiado pela empresa de segurança privada Prosegur. Porém, a narrativa é sustentada com base em imagens que circulam, pelo menos, desde 2010 – e que, portanto, já não se mantêm atuais.
Screenshot

“O Posto da GNR de Armação de Pêra é vigiado pela Prosegur?”, questiona um leitor em mensagem enviada ao Polígrafo, depois de se ter deparado com uma imagem que veiculava 00essa tese. 

“O Ministério da Administração Interna deste Governo manda instalar sistemas de segurança de empresas privadas para proteger instalações de forças policiais (…) Quando o posto for alvo de intrusão, a Prosegur liga para a GNR a comunicar a ocorrência?”, questiona-se na mesma imagem, que se encontra a circular nas redes sociais.

Porém, tal como já tinha constatado o Polígrafo em novembro de 2021, esta imagem e a descrição que lhe está associada são partilhadas online desde 2010.

Contactada pelo Polígrafo, fonte oficial da GNR confirmou, à data, que a imagem da publicação mostra a entrada para o parque de viaturas do Posto Territorial de Armação de Pêra da GNR. No entanto, a fotografia não é atual.

Segundo a mesma fonte, “no ano de 2009, por ter sido instalado um sistema de videovigilância, foi colocada a placa em apreço, com o intuito de informar o cidadão que acedia ao posto de que estava a ser filmado, conforme determinado por lei, tendo sido posteriormente retirada e substituída por painéis informativos de modelo adequado fornecidos por esta guarda”.

A força policial disponibilizou ainda imagens que exibiam os avisos afixados no posto em causa em novembro de 2021 – data em que esta alegação foi desconstruída pela primeira vez. No painel informa-se que a entidade responsável pela operação de vigilância, bem como pelo tratamento de dados, é o Comando Territorial da GNR de Faro.

Novamente contactada pelo Polígrafo, a GNR confirmou agora, e uma vez mais, que a imagem que circula nas redes sociais é “uma fotografia desatualizada”, pelo que a tese veiculada já não apresenta qualquer correspondência com a verdade.

Em suma, a fotografia captada em 2009, divulgada na publicação analisada, está a ser utilizada de forma descontextualizada. É falso que o posto da GNR de Armação de Pêra está a ser vigiado por uma empresa de vigilância privada.

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque