Um suposto panfleto da manifestação “Não Nos Encostem à Parede”, marcada para amanhã em Lisboa, está a circular nas redes sociais. Em resposta à ação policial na Rua do Benformoso, que encostou dezenas de imigrantes a uma parede para serem revistados, os organizadores desta manifestação querem mostrar que “a repressão aos imigrantes e aos trabalhadores mais desfavorecidos implica a criação de uma sociedade menos livre e mais injusta”.
Mas será que os flyers que anunciam o encontro têm escrito “Portugueses daqui para fora”?
Não. A imagem começou a circular nas redes sociais e chegou à redação do Polígrafo através do WhatsApp, onde também está a ser partilhada. Não é digitalmente manipulada, mas também não mostra um panfleto real distribuído pela organização, que já desmentiu a imagem.
“A extrema-direita anda a espalhar folhetos falsos com desinformação sobre a manifestação. Não gostam de ver este mar de gente que se uniu contra o racismo, contra a xenofobia e pela liberdade e dignidade para todas as pessoas, portuguesas ou de outras nacionalidades”, lê-se num “post” partilhado ontem no Instagram.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: