"O que acham disto? 70 governantes para 10 milhões em Portugal enquanto a Alemanha tem 34 para 82 milhões e a França 36 para 67 milhões? Uma boa forma de distribuir as culpas dos sucessivos fracassos?" Esta é a mensagem que acompanha uma publicação na página "Justiça à Portuguesa" que foi denunciada como sendo fake news por vários utilizadores da rede social Facebook.

A publicação em causa mostra uma imagem na qual se compara o número de governantes e habitantes de vários países europeus: Portugal, Alemanha, França, Itália, Espanha, Holanda, Bélgica, Grécia e Suécia. A conclusão é evidente: Portugal destaca-se como o país (entre os referidos) que tem mais governantes e menos habitantes (quanto à população, está ao mesmo nível da Suécia, ressalve-se). Mas estes números estão corretos?

No que respeita à Alemanha, além da chanceler Angela Merkel e do vice-chanceler Olaf Scholz, o Governo Federal é constituído por 14 ministros e 34 secretários de Estado. No total são 50 governantes, número bastante superior ao que é indicado (34) na publicação. Quanto ao número de habitantes, cerca de 82 milhões, está certo.

No que respeita à França, além do primeiro-ministro Édouard Philippe, o Governo é constituído por 16 ministros e 21 ministros de Estado.(equivalentes a secretários de Estado). No total são 38 governantes, número ligeiramente superior ao que é indicado (36) na publicação. Quanto ao número de habitantes, cerca de 67 milhões, está certo.

Em suma, é verdade que o novo Governo de Portugal tem 70 elementos, mas a diferença em relação à Alemanha não é tão significativa como a que é apresentada na publicação em análise. Em vez de 34 elementos, menos de metade em comparação com Portugal, o facto é que o Governo Federal da Alemanha é atualmente constituído por 50 elementos. Quanto ao Governo da França, a imprecisão não é tão expressiva - são 38 e não 36 elementos.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Misto: as alegações do conteúdo são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou incompleta.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Impreciso