Começando por Portugal, é verdade que tem cerca de 10 milhões de habitantes e 230 deputados eleitos para a Assembleia da República, ao que acrescem mais 47 deputados na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira e mais 57 deputados na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. Número total de deputados: 334.

Quanto à Austrália, tem cerca de 23 milhões de habitantes e o respetivo Parlamento Federal é bicameral, constituído pela Câmara dos Representantes (151 membros) e pelo Senado (76 membros), perfazendo um total de 227 membros - número bastante superior ao indicado na publicação em análise.

Ao que acrescem mais oito assembleias legislativas distribuídas por seis estados (New South Wales, Victoria, Queensland, South Australia, Western Australia, Tasmania) e dois territórios auto-governados (Australian Capital Territory, Northern Territory). E poderiam também ser contabilizados os membros dos conselhos regionais de três territórios externos (Norfolk Island, Christmas Island, Cocos Islands).

Contabilizando apenas as assembleias legislativas dos seis estados e dois territórios auto-governados chegamos a um total de 455 membros. Somando aos 227 membros do Parlamento Federal, concluímos que a Austrália tem um total de 682 parlamentares. Mais do dobro em comparação com Portugal, tal como ao nível da população.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso