- O que está em causa?Publicação na rede social Facebook indica que Portugal tem 10 milhões de habitantes e 230 deputados, ao passo que a Austrália tem 22 milhões de habitantes e 150 deputados. A comparação entre os dois países inclui também as respetivas áreas territoriais e posicionamento no índice de desenvolvimento humano. Os números evocados estão corretos?

Começando por Portugal, é verdade que tem cerca de 10 milhões de habitantes e 230 deputados eleitos para a Assembleia da República, ao que acrescem mais 47 deputados na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira e mais 57 deputados na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. Número total de deputados: 334. (Pode ver todos os detalhes aqui).

Quanto à Austrália, tem cerca de 23 milhões de habitantes e o respetivo Parlamento Federal é bicameral, constituído pela Câmara dos Representantes (151 membros) e pelo Senado (76 membros), perfazendo um total de 227 membros - número bastante superior ao indicado na publicação em análise (pode ver toda a arquitetura organizacional aqui).
Ao que acrescem mais oito assembleias legislativas distribuídas por seis estados (New South Wales, Victoria, Queensland, South Australia, Western Australia, Tasmania) e dois territórios auto-governados (Australian Capital Territory, Northern Territory). E poderiam também ser contabilizados os membros dos conselhos regionais de três territórios externos (Norfolk Island, Christmas Island, Cocos Islands).
Contabilizando apenas as assembleias legislativas dos seis estados e dois territórios auto-governados chegamos a um total de 455 membros. Somando aos 227 membros do Parlamento Federal, concluímos que a Austrália tem um total de 682 parlamentares. Mais do dobro em comparação com Portugal, tal como ao nível da população.
***
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Falso: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
