O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Portugal foi ultrapassado no PIB “per capita” por quatro países da UE desde que Costa é primeiro-ministro?

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
A pergunta foi endereçada por um leitor do Polígrafo: Desde que António Costa assumiu o cargo de primeiro-ministro, em novembro de 2015, quantos países da União Europeia é que ultrapassaram Portugal ao nível do Produto Interno Bruto (PIB) "per capita"? Eis a resposta: Quatro no total, com Portugal a cair da 17.ª para a 21.ª posição entre os atuais 27 Estados-membros.

De acordo com os dados compilados pelo Eurostat, serviço de estatísticas da União Europeia, ao nível do Produto Interno Bruto (PIB) per capita, em Paridades de Poder de Compra (PPC), Portugal baixou de 78% da média da União Europeia (com 27 Estados-membros, excluindo desde logo o Reino Unido que deixou de ser membro em 2020) em 2015, quando António Costa assumiu o cargo de primeiro-ministro, para 74% em 2021.

Entre os atuais 27 Estados-membros, Portugal ocupava a 17ª posição em 2015, tendo caído para a 21.ª posição em 2021.

Em 2015, Portugal ainda estava acima de 10 outros Estados-membros, a saber: Eslováquia, Estónia, Lituânia Grécia, Hungria, Polónia, Letónia, Croácia, Roménia e Bulgária.

Em 2021, porém, regista um PIB per capita (em PPC) superior a apenas seis outros Estados-membros, a saber: Roménia, Letónia, Croácia, Eslováquia, Grécia e Bulgária.

As ultrapassagens pela Polónia e Hungria verificaram-se precisamente em 2021.

No primeiro ano da pandemia de Covid-19, em 2020, a Polónia tinha um PIB per capita (em PPC) similar ao de Portugal, 76% da média da União Europeia, mas em 2021 subiu para 77%, enquanto Portugal baixou para 74%.

Quanto à Hungria, passou de 74% em 2020 para 76% em 2021, em sentido inverso ao da queda de Portugal.

Importa também salientar que em 2015, tanto a Polónia como a Hungria – com 69% e 70% da média da União Europeia, respetivamente – ainda estavam a grande distância de Portugal – com 78% da média da União Europeia.

Os outros dois países que ultrapassaram Portugal desde 2015 foram a Estónia – saltou de 76% para 87% da média da União Europeia em 2021 – e a Lituânia – saltou de 75% para 88% em 2021.

____________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes

Um vídeo partilhado viralmente nas redes sociais mostra Lula da Silva a afirmar que existem 735 milhões de pessoas que passam fome e garante-se que estava a referir-se exclusivamente ao Brasil. As imagens e declarações são autênticas, recolhidas a partir de uma recente entrevista do Presidente do Brasil ao canal SBT News. Mas referia-se mesmo ao Brasil que, na realidade, tem 3,4 vezes menos habitantes? ...