O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Portugal faz parte da “grande maioria dos países-membros da ONU” que “reconhece o Estado da Palestina”?

Internacional
O que está em causa?
"A grande maioria dos países-membros da ONU (143 de 193) reconhece o Estado da Palestina, incluindo Portugal", alega-se em publicação no X/Twitter. É verdade?
© Shutterstock

Numa discussão no X/Twitter em que, a certa altura, se alegou (corretamente) que a Rússia reconhece o Estado da Palestina, um dos intervenientes contrapôs que também “a grande maioria dos países-membros da ONU (143 de 193) reconhece o Estado da Palestina, incluindo Portugal, Espanha, Irlanda e Noruega”.

Verdadeiro ou falso?

A Organização das Nações Unidas (ONU) é composta por um total de 193 Estados-membros – não incluindo o Estado da Palestina que, porém, tem direito a participar na Assembleia Geral da ONU sob o estatuto de “observador permanente“.

A recente intervenção militar de Israel na Faixa de Gaza motivou uma nova vaga de reconhecimentos oficiais da soberania do Estado da Palestina, nomeadamente por países europeus como a Espanha, Irlanda, Noruega e Eslovénia que anunciaram a decisão em maio de 2024.

O número de países da ONU que reconhecem a Palestina subiu então para 146 no total. Ou seja, 75,6% dos membros da ONU, presentemente. Entre os quais não se inclui Portugal.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque