"Este Presidente foi humilhar Portugal, na Índia, vejam os acordos que foram assinados e cozinhados por António Costa. (…) Um dos acordos é despejar 700 mil indianos, nos próximos três anos, já não contamos com os bengalis, nepaleses, paquistaneses ou menos chineses. Tudo isto faz parte do 'plano Kalergi'. A grande maioria vai povoar aldeias e vilas com fraca densidade humana", denuncia-se no texto da publicação em causa, a qual tem origem num grupo informal de apoio a um partido político português na rede social Facebook.

No respetivo título aponta-se para a emergência de um "Portuquistão" em 2070, no qual será "obrigatório aprender hindu na escola primária. Se nada for feito é isto que vai acontecer".

E ao longo do texto sucedem-se as ideias racistas, xenófobas e paranóicas, tal como na maior parte dos comentários à publicação. Ao que acrescem os insultos dirigidos a Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa.

A suposta notícia não tem qualquer sustentação factual. É tudo falso e inventado, mas centenas de pessoas acreditam na história e partilham este conteúdo. Com a agravante de se utilizar fraudulentamente uma imagem do jornal "Público" com o intuito de conferir uma aparência de credibilidade ao conteúdo.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network