"Portugal é o Estado-membro da União Europeia com o quinto mais baixo consumo de energia por habitante (não confundir com a intensidade energética)", salienta-se no post de 28 de julho no Facebook, mostrando um gráfico com dados relativos ao "consumo de energia final per capita" entre os Estados-membros da União Europeia (UE), medida em tonelada equivalente de petróleo.

Segundo os últimos dados do Eurostat, no que concerne ao consumo final de energia em habitações per capita, medido em quilograma equivalente a petróleo (KGOE, na sigla em inglês), Portugal está mesmo na penúltima posição com 293 KGOE em 2020, superando apenas Malta que registou 204 KGOE.

No topo da tabela destacam-se a Finlândia (957 KGOE), o Luxemburgo (786 KGOE), a Áustria (749 KGOE), a Dinamarca (741 KGOE), a Estónia (711 KGOE), a Alemanha (697 KGOE) e a Suécia (695 KGOE).

Quanto ao consumo final de energia per capita, incluindo os transportes, indústria, serviços e agricultura (além das habitações), medido em tonelada equivalente a petróleo (TOE, na sigla em inglês), os dados do Eurostat colocam Portugal no quinto nível mais baixo em 2020, com 1,46 TOE.

Neste indicador, apenas a Bulgária (1,38 TOE), a Grécia (1,34 TOE), a Roménia (1,22 TOE, estimativa) e Malta (1,05 TOE) estão abaixo de Portugal.

____________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network