As publicações que detectámos não acrescentam mais informação além do gráfico, em língua inglesa, que é replicado a partir da página do Eurostat, gabinete de estatísticas da União Europeia.

O gráfico é autêntico e faz parte de uma série de dados estatísticos divulgados pelo Eurostat no dia 6 de janeiro de 2021.

"Em 2019, 6,9% da população da União Europeia (UE) disse em inquérito que não tinha dinheiro para aquecer suficientemente a respetiva casa. Esta percentagem atingiu um pico em 20212 (10,8%) e tem decrescido continuamente nos anos seguintes", informa-se em nota publicada pelo Eurostat.

"A situação varia entre os Estados-membros da UE. A maior percentagem de pessoas que disseram não conseguir manter a sua casa adequadamente quente foi registada na Bulgária (30,1%), seguindo-se a Lituânia (26,7%), Chipre (21%), Portugal (18,9%), Grécia (17,9%) e Itália (11,1%)", acrescenta-se.

No extremo oposto do gráfico destacam-se a Finlândia, Áustria, Suécia, Eslovénia, Luxemburgo, Estónia e Alemanha, todos com percentagens mais baixas, em torno de 2%, além da Noruega e da Suíça que têm percentagens em torno de 1% mas não são Estados-membros da União Europeia.

Confirma-se assim a veracidade do gráfico que está a ser difundido nas redes sociais. Importa apenas salientar a informação adicional de que os dados foram recolhidos em 2019, antes do surgimento da pandemia de Covid-19 que, segundo aponta o Eurostat, "poderá afectar os dados de 2020 que serão publicados no próximo ano [2022]".

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network