"Nação valente e imortal! Dá 0,19 garrafas por dia por pessoa", comenta-se na mensagem da publicação. Na tabela da infografia, logo após Portugal surgem a França (54,6 garrafas consumidas por cada pessoa por ano), a Itália (50,4 garrafas), a Suíça (43,4 garrafas), a Áustria (36,5 garrafas) e a Bélgica (34,6 garrafas).

Publicação vinho

Confirma-se que Portugal é o país do mundo em que se bebe mais vinho em proporção da respetiva população?

A infografia em causa foi replicada a partir de um artigo publicado no jornal britânico "The Sun", no dia 31 de outubro de 2019. Nesse artigo realça-se que "os maiores apreciadores de vinho do mundo estão em Portugal, enquanto os britânicos ficam na 17ª posição, de acordo com um novo estudo".

O estudo foi realizado pela Accor Hotels, empresa que gere 5.000 hotéis em 110 países. A pesquisa incidiu sobre a produção, a qualidade e o consumo de vinho.

No âmbito do consumo, com Portugal a destacar-se na primeira posição (em proporção da população, ou per capita), os autores do estudo indicam que se basearam em dados de 2018 da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, conjugando-os com dados das populações de cada país.

Em média, ao nível global, cada português bebeu 71,5 garrafas de vinho nesse ano.

Vinho Accor Hotels

No mesmo estudo conclui-se que a França é o maior produtor de vinho ao nível mundial, ao passo que os Estados Unidos da América sobressaem como país que produz vinho com melhor qualidade.

Confirma-se assim a veracidade da publicação em causa, apesar das denúncias em sentido contrário.

__________________________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network