“Estes dados dizem muito de um povo, mas também são um alerta para as entidades públicas responsáveis que falam em ‘Smart Cities’, estilos de vida saudáveis que tardam em ser implementados”, comenta-se numa publicação no Facebook, a 8 de agosto, que exibe o gráfico em causa.
Baseia-se em dados sobre a frequência da prática de desporto em cada Estado-membro da União Europeu, a partir dos quais se conclui que “Portugal é o país da União Europeia onde mais pessoas (em percentagem) nunca praticam desporto“. Ou mais especificamente: a percentagem de inquiridos que responderam “nunca” à pergunta “com que frequência pratica desporto”?
“Não é por acaso que quando vemos outdoors a apelar à saúde, beleza, qualidade de vida e seguros, aparecem imagens de idosos nórdicos ou afins, sadios, ativos física e intelectualmente”, conclui o autor da publicação.
O gráfico apresenta dados verdadeiros, patentes num inquérito do “Eurobarómetro” realizado entre abril e maio de 2022. Foram inquiridas 26.580 pessoas de todos os 27 Estados-membros. A principal pergunta era a seguinte: “Com que frequência faz exercício físico ou pratica desporto?”
Ao nível global, 45% respondeu que “nunca” faz exercício físico ou pratica desporto, ao passo que 38% respondeu que sim, pelo menos uma vez por semana.
Entre os países com maiores percentagens de inquiridos que responderam que sim destacam-se a Finlândia (71%), Luxemburgo (63%), Países Baixos (60%), Dinamarca (59%) e Suécia (59%).
No extremo oposto sobressai Portugal, com a maior percentagem de inquiridos que admitiu “nunca” fazer exercício físico ou praticar desporto: 73%. Seguem-se a Grécia (68%) e a Polónia (65%), também com percentagens significativas neste indicador.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: