“Campeões no que vale a pena”. Este comentário acompanha uma publicação na rede social Facebook que apresenta dados sobre o “consumo de vinho anual per capita” registado, no ano de 2023, em vários países do continente europeu.
De acordo com o gráfico exibido, Portugal lidera a tabela – com um consumo per capita de 64,46 litros por ano -, à frente de países como o Luxemburgo (47,56 litros), França (43,25 litros), Itália (42,43 litros) e Eslovénia (33,36 litros), entre outros.
Será então Portugal o país que regista o maior “consumo de vinho per capita” a0 nível europeu?
Sim. Facto é que os dados existentes apontam mesmo Portugal como sendo o país da Europa – e até mesmo do mundo – onde a média de consumo anual de vinho por cada cidadão é mais elevada.
Porém, este gráfico foi partilhado, pela primeira vez, a 9 de julho deste ano, num vídeo publicado na página “VGraphs” no YouTube – que exibe a lista dos “países que consomem mais vinho no mundo” -, com valores ligeiramente diferentes dos indicados acima.
Na verdade, com base em dados alegadamente divulgados pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), refere-se que Portugal lidera esta tabela com uma média de 61,68 litros de vinho consumidos anualmente por pessoa, seguido do Luxemburgo (46,32 litros), França (42,78 litros) e Itália (41,96 litros).
Um cenário similar ao dos números divulgados a 25 de abril deste ano pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), sobre o estado do setor ao nível global. Ora, segundo esta entidade, na lista dos países que registaram um maior consumo total no ano passado, Portugal figura apenas na 10.ª posição, com 5,5 milhões de hectolitros (mhl) – numa tabela liderada pelos EUA (33,3 milhões de hectolitros), França (24,4 milhões de hectolitros) e Itália (21,8 milhões de hectolitros).
Porém, olhando para o consumo per capita (em indivíduos com 15 ou mais anos) dos 20 países onde mais se bebe vinho numa perspetiva global – da qual não consta o Luxemburgo -, Portugal foi mesmo a nação que mais se destacou nesse indicador, com cada cidadão a ingerir uma média de 61,7 litros por pessoa em 2023 – superando França (45,8 litros) e Itália (42,1 litros), que completam os lugares cimeiros desta tabela.
Valores que, de facto, não diferem muito dos apresentados no vídeo da página “VGraphs”.
______________________________
Avaliação do Polígrafo