"População com idade de 14 anos ou menos, percentagem do total da população", descreve-se no topo do gráfico, partilhado através de um post de 21 de agosto no Facebook que suscitou dúvidas a vários leitores do Polígrafo.

A percentagem referente a Portugal - "13%" - surge destacada na imagem e parece ser a segunda mais baixa entre os países da União Europeia. Apenas a Itália terá uma percentagem ainda menor, de acordo com os dados do gráfico.

Mas qual é a origem desses dados? Têm fundamento e estão atualizados?

Não encontramos a origem deste gráfico em específico, mas o Eurostat (serviço de estatística da União Europeia) tem estatísticas demográficas atualizadas até ao ano de 2022.

"No período entre 2002 e 2022, a percentagem de pessoas jovens (com idade até aos 19 anos) diminuiu em todos os Estados-membros. Ao nível da União Europeia, o decréscimo foi de 3 pontos percentuais (pp), de 23% para 20%. As reduções mais acentuadas verificaram-se em Malta (-9 pp) e Chipre (-8 pp) e as menos acentuadas na Suécia, Bélgica e Espanha (-1 pp nesses três países). Em 2022, as maiores percentagens de pessoas jovens foram na Irlanda (26%) e França (24%), ao passo que as mais baixas foram em Malta e Itália (ambos com 18%)", informa o Eurostat.

Mas no gráfico da publicação aponta-se para uma faixa etária distinta: até aos 14 anos de idade, não até aos 19 anos.

Em relação a essa faixa etária até aos 14 anos, o Eurostat destaca que "a diminuição na União Europeia foi de 2 pp, de 17% em 2002 para 15% em 2022. Observou-se um decréscimo em todos os Estados-membros, exceto na República Checa (+0,2 pp), com os mais acentuados a registarem-se em Malta (-6 pp) e Chipre (-5 pp)".

No ano de 2022, segundo o Eurostat, "as maiores percentagens de crianças e adolescentes [até aos 14 anos] verificaram-se na Irlanda (20%) e na Suécia (18%), enquanto as menores percentagens foram na Itália, Portugal e Malta (todos com 13%)".

Esta percentagem de 13% igual para os referidos três países, contudo, resulta de arredondamentos. Na base de dados do Eurostat encontramos as percentagens exatas: 12,7% na Itália, 12,8% em Portugal e 13,4% em Malta.

Em suma, confirma-se que Portugal é mesmo o segundo país da União Europeia com menor percentagem de população até aos 14 anos de idade.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network