“Percentagem da população com mais de 65 anos”: eis o título de um mapa que foi partilhado na rede social Facebook, elucidando aquela que seria a expressão da população idosa, nos diferentes países da Europa, em proporção face ao número total de habitantes locais.
Ora, nessa imagem Portugal aparece como um dos Estados onde essa percentagem é mais elevada (22,4%), superada apenas pela registada na Grécia (22,5%), Finlândia (22,7%), Itália (23,5%) e Mónaco (36%).
Mas será que estes dados estão corretos?
Através de pesquisa reversa, conclui-se que este mesmo mapa foi partilhado, a 18 de junho de 2023, no site “Maps.Interlude”, citando alegados números do Banco Mundial.
De facto, a informação mais atualizada que consta na base de dados da referida instituição financeira revela que Portugal é dos países da Europa com maior percentagem de população idosa – embora com pequenas variações relativamente aos valores citados na publicação em análise.
Em 2023 – ano a que dizem respeito os dados mais atualizados –, o principado do Mónaco era, de facto, o território europeu que registava uma maior percentagem de indivíduos com, pelo menos, 65 anos (35,8%), informa o Banco Mundial. Seguiam-se Itália (24,5%), Finlândia (23,62+%) e, finalmente, Portugal (23,3%) – que, ao contrário do que avançado no post no Facebook, supera ligeiramente a Grécia neste indicador (23,1%), país que ocupa a quinta posição desta tabela.
De facto, são estes os cinco Estados que, precisamente por esta ordem, lideram o leque dos que, desde 2021, se destacam por ter uma maior percentagem de população idosa. Pelo que, no mapa que se encontra a circular no Facebook, Portugal encontra-se erradamente atrás da Grécia – ainda que a diferença entre ambos seja bastante ligeira. No entanto, não pode ser descurada a possibilidade de o mapa ter sido desenhado com base em percentagens que, entretanto, foram atualizadas pelo Banco Mundial.
Numa perspetiva temporal, constata-se ainda que a percentagem de população idosa mais próxima, atingida por Portugal, relativamente à apresentada nesse gráfico (22,4%) remonta, precisamente, aos anos de 2020 (22,3%) e 2021 (22,6%) – registando-se uma tendência crescente neste indicador desde então.
Assim, apesar de existirem pequenas discrepâncias entre os valores apresentados no mapa alvo de análise e os mais recentes dados divulgados na plataforma do Banco Mundial, confirma-se que Portugal é dos países da Europa com maior percentagem de população idosa, com um valor que fica acima dos 22% desde o ano de 2019.
_______________________________
Avaliação do Polígrafo: