A publicação em causa indica como fonte a base de dados Worldometer que tem compilado as estatísticas oficiais referentes à pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2.

O alinhamento da tabela (mediante o critério de "mortes mor milhão" de habitantes) é o seguinte: Espanha (613), Inglaterra (541), Itália (541), França (434), Suécia (396), Holanda (340), Irlanda (325), EUA (299), Portugal (129), Brasil (104).

Confirma-se que Portugal é o 9º país do mundo com mais mortes de Covid-19 por cada milhão de habitantes, em tabela liderada pela Espanha?

Ora, consultando a mesma base de dados - na medida em que as estatísticas compiladas têm sido fidedignas -, verifica-se que no dia 24 de maio de 2020 (tal como indicado na publicação sob análise), os 10 países com mais mortes registadas de Covid-19 por cada milhão de habitantes eram os seguintes:

1. San Marino (1.238)

2. Bélgica (804)

3. Andorra (660)

4. Espanha (574)

5. Reino Unido (544)

6. Itália (544)

7. França (436)

8. Suécia (399)

9. Sint Maarten (350)

10. Países Baixos (340)

Quanto a Portugal, no dia 24 de maio quedava-se na 21ª posição ao nível mundial, com 130 mortes por cada milhão de habitantes, à frente do Brasil que registava então 111 mortes por cada milhão de habitantes.

De acordo com os dados mais recentes, de 26 de maio, ainda incompletos, a tabela está praticamente inalterada. Os 10 países com mais mortes registadas de Covid-19 por cada milhão de habitantes continuam a ser os mesmos e nas mesmas posições. O mesmo se aplica às posições de Portugal e do Brasil.

Concluímos assim que a publicação sob análise apresenta dados falsos ou adulterados.

_________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Assina a Pinóquio

Fica a par de todos os fact-checks com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Recebe os nossos alertas

Subscreve as notificações do Polígrafo e recebe todos os nossos fact-checks no momento!

Em nome da verdade

Segue o Polígrafo nas redes sociais. Pesquisa #jornalpoligrafo para encontrares as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network