Está a circular nas redes sociais mais um meme criado pela página "Direita Política", cujas publicações têm sido frequentemente analisadas e classificadas como falsas pelo Polígrafo. Não obstante, a respetiva página na rede social Facebook, por exemplo, continua a ter cerca de 40 mil seguidores. Muitos dos quais partilharam este meme que salienta um alegado contraste entre o crescimento da economia portuguesa, com um Governo de "socialismo / esquerda", e o crescimento da economia irlandesa, com um Governo de "liberalismo / direita".

De acordo com a publicação, em 2016, Portugal cresceu apenas 0,2%, enquanto a Irlanda cresceu 26,3%. Daí a conclusão: "Os números e os factos são realmente muito incómodos para a esquerda!" Verificamos os números e os factos invocados.

Ora, recentemente a Irlanda obteve um pico de crescimento económico, mas foi em 2015 e não em 2016. Segundo dados oficiais do Eurostat e da Pordata, a Irlanda registou um crescimento de 25,1% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015, como que marcando a superação do período de crise económica e financeira iniciado em 2008/2009 (nesses dois anos, o PIB irlandês regrediu em -4,4% e -5%, respetivamente). Em 2016, a economia irlandesa voltou a crescer, embora a um ritmo mais moderado de 5% do PIB (e não de 26,3% como indica o meme em análise, falsamente). E em 2017 voltou a crescer em 7,2% do PIB.

Quanto a Portugal, em 2016, o primeiro ano integralmente cumprido pelo atual Governo do PS, registou um crescimento de 1,9% do PIB (e não de 0,2% como indica o meme em análise, falsamente). Seguiu-se um crescimento de 2,8% do PIB em 2017 e estima-se que em 2018 terá crescido 2,1% do PIB. A economia de Portugal tem crescido menos do que a da Irlanda, de facto, mas não com a diferença abissal que o meme aponta, recorrendo a números falsos.

Avaliação do Polígrafo:

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network