O primeiro jornal português
de Fact-Checking

“Por favor, responda!” CTT enviam “e-mail” para confirmar entrega de encomenda?

Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
"Precisamos da sua confirmação para enviar o seu pedido", destaca-se na mensagem do "e-mail" que está a ser enviado em nome dos "CTT" mas que, na realidade, não tem origem nos CTT - Correios de Portugal. É um esquema de burla, não se deixe ludibriar.

“Estamos tentando entrar em contacto com você. Por favor, responda“, indica-se no “Assunto” do e-mail que está a ser enviado em nome dosCTT“. Vários leitores do Polígrafo enviaram imagens do e-mail que receberam, questionando sobre se é autêntico.

“Precisamos da sua confirmação para enviar o seu pedido“, destaca-se na mensagem do e-mail, onde se lê também que “tem uma mensagem da nossa parte. Por favor clique abaixo para a abrir“.

Os CTT – Correios de Portugal enviam este tipo de comunicações? Não. Se recebeu um e-mail igual a este, não clique em nenhuma das hiperligações que lhe são indicadas. Trata-se de um esquema de burla

Na página dos CTT destaca-se um alerta para estas tentativas fraudulentas de obtenção de dados pessoais.

“O Phishing é uma técnica de fraude online onde, através de mensagens SMS, e-mails ou posts em redes sociais, se tentam obter informações confidenciais como contas de login, passwords ou detalhes bancários, usando a identidade de instituições de confiança como se se tratassem de comunicações oficiais. O objetivo destas comunicações é encaminhar o utilizador para um site falso de modo a que este forneça os dados confidenciais”, esclarece-se na página dos CTT.

Divulga-se aliás uma lista de “esquemas de Phishing” já detetados e recomenda-se que as confira “antes de clicar em qualquer comunicação CTT que lhe pareça suspeita“. 

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque