O primeiro jornal português
de Fact-Checking

“Política é a segunda profissão mais antiga do mundo, muito semelhante à primeira”. Esta frase é de Ronald Reagan?

Internacional
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
É uma citação bastante partilhada nas redes sociais e costuma ser atribuída ao 40.º Presidente dos Estados Unidos. Mas será que foi realmente proferida por Ronald Reagan? O Polígrafo verifica.

“Política é a segunda profissão mais antiga do mundo, muito semelhante à primeira, aliás”. A citação tem surgido ao longo dos anos nas redes sociais, traduzida em diversos idiomas. Ao pesquisarmos pela citação no motor de busca Google, surgem vários memes que a destacam e que atribuem a sua autoria a Ronald Reagan, 40.º presidente dos EUA.

Confirma-se?

Sim. O Polígrafo investigou a autenticidade da autoria da citação e encontrou uma palestra do antigo presidente norte-americano na Universidade de Hillsdale, no Michigan, em 10 de novembro de 1977. O áudio dessa palestra, disponível na Internet, confirma a citação a partir dos 42 minutos e 19 segundos da transmissão.

Nessa altura, ouve-se o antigo presidente afirmar: “Sabe, foi dito que a política é a segunda profissão mais antiga, e eu percebi nos últimos anos que ela tem uma grande semelhança com a primeira. Porque é que não podemos olhar para as outras nações que escolheram esta forma de intervenção governamental antes de nós? Os nossos primos britânicos estão onde nós vamos estar em 15 anos se continuarmos a seguir o mesmo caminho, caso tenhamos esse tempo. Há 40 anos que a Suécia nos é apresentada como um exemplo de que o socialismo funciona realmente. Um país esclarecido, dizem eles, e vejam como estão. Bem, foi há pouco mais de um ano que os suecos foram às urnas e votaram contra Karl Marx.”

No livro “Reagan’s Mythical America: Storytelling as Political Leadership”, da autoria de Jan Hanska é também referenciada a autoria da frase.

Também o “Oxford Essential Quotations” atribui a autoria da frase a Ronald Reagan, mas proferida alguns meses antes, numa conferência a 2 de março de 1977, em Los Angeles.

Afinal Trump não é o primeiro a querer edificar um muro na fronteira com o México? Segundo o presidente americano, não. Também Ronald Reagan - "e outros" - o terá desejado, sem sucesso. Mas será isso verdade?

Na altura em que este discurso foi proferido, em 1977, Ronald Reagan tinha acabado de perder as eleições primárias do partido republicano na corrida para as presidenciais contra Gerald Ford, que seria derrotado por Jimmy Carter, então eleito 39.º presidente dos EUA. Somente quatro anos mais tarde, em 1981, Ronald Reagan foi eleito presidente dos Estados Unidos da América.

Em suma, a citação partilhada na publicação em análise é verdadeira, mas a tradução é ligeiramente diferente da declaração original proferida por Ronald Reagan. Contudo, o sentido da frase não foi alterado.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Verdadeiro” ou “Maioritariamente Verdadeiro” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes

Um vídeo partilhado viralmente nas redes sociais mostra Lula da Silva a afirmar que existem 735 milhões de pessoas que passam fome e garante-se que estava a referir-se exclusivamente ao Brasil. As imagens e declarações são autênticas, recolhidas a partir de uma recente entrevista do Presidente do Brasil ao canal SBT News. Mas referia-se mesmo ao Brasil que, na realidade, tem 3,4 vezes menos habitantes? ...