"Política é a segunda profissão mais antiga do mundo, muito semelhante à primeira, aliás". A citação tem surgido ao longo dos anos nas redes sociais, traduzida em diversos idiomas. Ao pesquisarmos pela citação no motor de busca Google, surgem vários memes que a destacam e que atribuem a sua autoria a Ronald Reagan, 40.º presidente dos EUA.

Confirma-se?

Sim. O Polígrafo investigou a autenticidade da autoria da citação e encontrou uma palestra do antigo presidente norte-americano na Universidade de Hillsdale, no Michigan, em 10 de novembro de 1977. O áudio dessa palestra, disponível na Internet, confirma a citação a partir dos 42 minutos e 19 segundos da transmissão.

Nessa altura, ouve-se o antigo presidente afirmar: "Sabe, foi dito que a política é a segunda profissão mais antiga, e eu percebi nos últimos anos que ela tem uma grande semelhança com a primeira. Porque é que não podemos olhar para as outras nações que escolheram esta forma de intervenção governamental antes de nós? Os nossos primos britânicos estão onde nós vamos estar em 15 anos se continuarmos a seguir o mesmo caminho, caso tenhamos esse tempo. Há 40 anos que a Suécia nos é apresentada como um exemplo de que o socialismo funciona realmente. Um país esclarecido, dizem eles, e vejam como estão. Bem, foi há pouco mais de um ano que os suecos foram às urnas e votaram contra Karl Marx."

No livro "Reagan’s Mythical America: Storytelling as Political Leadership", da autoria de Jan Hanska é também referenciada a autoria da frase.

Também o "Oxford Essential Quotations" atribui a autoria da frase a Ronald Reagan, mas proferida alguns meses antes, numa conferência a 2 de março de 1977, em Los Angeles.

Na altura em que este discurso foi proferido, em 1977, Ronald Reagan tinha acabado de perder as eleições primárias do partido republicano na corrida para as presidenciais contra Gerald Ford, que seria derrotado por Jimmy Carter, então eleito 39.º presidente dos EUA. Somente quatro anos mais tarde, em 1981, Ronald Reagan foi eleito presidente dos Estados Unidos da América.

Em suma, a citação partilhada na publicação em análise é verdadeira, mas a tradução é ligeiramente diferente da declaração original proferida por Ronald Reagan. Contudo, o sentido da frase não foi alterado.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro, mas...
International Fact-Checking Network