“A polícia não pára de entrar em casa de patriotas britânicos por comentários nas redes sociais sobre a situação do país, enquanto os muçulmanos islâmicos agridem os cidadãos com caminho livre por parte do Governo e da polícia”, denuncia-se num tweet de 6 de agosto (tradução livre a partir do original em língua inglesa).
Exibe um vídeo que retrata um grupo de polícias a entrar no interior de uma habitação, depois ter utilizado uma serra elétrica para arrombar a porta. Na mensagem que acompanha o vídeo é sugerida uma correlação entre as imagens e os protestos e distúrbios que se têm registado no Reino Unido desde 30 de julho.
A suposta notícia de “última hora”, porém, é falsa.
O vídeo não é atual nem está relacionado com os protestos das últimas semanas.
As imagens circulam desde pelo menos maio de 2024 e estão relacionadas com uma operação policial que visava a detenção de traficantes de droga na região de Manchester.
Denominada como “Operação Vulcão“, levou à detenção de 24 alegados traficantes no dia 14 de maio, altura em que circulava o vídeo em questão.
Segundo informou o jornal “Manchester Evening News“, dos 24 detidos, 19 foram acusados por suspeita de crimes relacionados com droga e permaneciam no dia 16 de maio sob custódia, estando prevista uma audiência no Tribunal de Manchester nesse mesmo dia.
É, por isso, falsa a alegação de que o vídeo mostra polícias a deter “patriotas britânicos” por causa de “comentários nas redes sociais” relacionados com os protestos das últimas semanas.
_______________________________
Avaliação do Polígrafo: