"A Polícia Federal de Curitiba fez uma exposição, no centro da cidade, da montanha de dinheiro roubado na Administração do Partido dos Trabalhadores (PT) que já foi recuperado. Agora imaginem vocês o tamanho do rombo... E ainda tem gente que acha que o PT não afundou o país", descreve-se numa das publicações do vídeo em causa, apelando no final a uma vitória de "Bolsonaro no primeiro turno" da próxima eleição presidencial do Brasil, agendada para o dia 2 de outubro.

Na realidade, porém, estas imagens foram captadas em 2017. A 28 de agosto desse ano, o portal de notícias "G1" (entre outros meios de comunicação social do Brasil) reportou que a "divulgação do filme da 'Lava Jato' leva montanha de dinheiro falso ao centro de Curitiba".

"Quem passou pelo centro de Curitiba na manhã desta segunda-feira (28) ficou curioso ao perceber uma montanha de malotes de cédulas falsas de dinheiro, organizada em uma estrutura montada na Rua XV de Novembro. O valor simboliza os 4 mil milhões de reais apreendidos durante a 'Operação Lava Jato', que foi deflagrada no dia 17 de março de 2014. Nesta segunda, será exibida a pré-estreia do filme 'Polícia Federal - A Lei É Para Todos' sobre a operação, considerada a maior investigação do país contra corrupção e lavagem de dinheiro. O filme estreia no dia 7 de setembro", lê-se na notícia.

Ou seja, o vídeo é antigo e o dinheiro é falso, além de não ter qualquer relação com a Polícia Federal do Brasil.

De resto, a plataforma de verificação de factos brasileira "AFP Checamos" já tinha analisado as imagens e chegou à mesma conclusão, recordando que o local escolhido para a ação promocional do filme "foi a 'Boca Maldita', região no centro da capital paranaense, onde surgiram as primeiras forças-tarefas da operação".

No site da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, aliás, foi mencionada a exibição das pilhas de dinheiro: "Uma das ações de marketing para a pré-estreia foi realizada em Curitiba (...). Os produtores do filme montaram uma montanha de notas na Rua XV de Novembro, no centro da cidade, simbolizando os 4 mil milhões de reais apreendidos durante os três anos da 'Operação Lava Jato'".

Neste outro vídeo da TV Globo, emitido num telejornal na altura, pode ver as pilhas de dinheiro falso a partir de ângulos diferentes e com melhor resolução de imagem.

___________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network