“Hoje, em dia de greve da Administração Pública, no Serviço de Oftalmologia do Hospital de Santa Maria, os doentes eram avisados da ausência dos médicos por motivo de greve da seguinte forma". O relato chegou ao Polígrafo por via de um leitor, acompanhado de uma fotografia que comprova, alegadamente, o modo como os utentes estariam a ser informados, no dia 27 de outubro, sobre os constrangimentos que a paralisação estaria a causar nos serviços.

Nos avisos, que terão sido colocados numa porta do referido serviço hospitalar, liam-se as mensagens: “Não se realizam exames OCT [Tomografia de Coerência Ótica], à tarde sim”; “Doentes do Dr. Pardal, podem ir embora”; e “Doentes da Dra. Helena Fialho, podem ir embora."

Aviso de Greve - Hospital de Santa Maria

Mas será que estes avisos foram mesmo colocados, em pleno dia de greve da Administração Pública, no Serviço de Oftalmologia do Hospital de Santa Maria?

Ao Polígrafo, fonte oficial do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte - ao qual pertence o Hospital de Santa Maria - começou por assegurar que a “imagem em questão não representa uma comunicação oficial do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte aos seus utentes”.

No entanto, o mesmo centro hospitalar acabou por esclarecer que a “informação foi utilizada de forma proativa e informal por profissionais de serviço no dia em que se realizou a greve, para evitar a interrupção das consultas em funcionamento”.

Confirma-se, assim, que os referidos avisos foram mesmo colocados no Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, no passado dia 27 de outubro, dia de greve da Administração Pública - ainda que não se tenha tratado de uma "comunicação oficial" desta entidade.

___________________________________

Nota Editorial:

Artigo atualizado às 10h02 de dia 28 de novembro para corrigir a data da referida greve da Administração Pública, que ocorreu a 27 de outubro - e não a dia 28, como inicialmente identificado. A classificação final permanece inalterada.

___________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.