O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Pinhões podem causar “gosto amargo e metálico na boca durante semanas”?

Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
O relato surgiu no Reddit e gerou dezenas de comentários de utilizadores na rede social. Em causa estão pinhões adquiridos na cadeia de hipermercados Continente que, alegadamente, terão causado um efeito incomum. O consumidor afirma que depois de ingerir os frutos secos ficou com um "gosto amargo e metálico na boca durante semanas". Como se explica isto?

A rede social Reddit é conhecida pela partilha de histórias insólitas. Foi enviado ao Polígrafo o relato de um utilizador sobre um efeito peculiar que registou após consumir pinhões. “Toda a comida que meto na boca me parece um punhado de moedas, incluindo água”, conta.

O produto em causa é identificado como sendo da marca própria do Continente, nomeadamente o “miolo de pinhão para uso culinário“. Alega-se que os pinhões são da “espécie Pinus armandii”, com origem na China. E alerta-se ainda que “uma parte da população depois de comer estes pinhões fica com um gosto amargo e metálico na boca durante semanas”.

Será isto possível?

Em primeiro lugar, confirma-se que o produto referido tem origem na China, informação visível na embalagem do produto. Como pode verificar nesta imagem:

Um dossier técnico do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV), que versa sobre as “características nutricionais do pinhão” e compara o “Pinhão de Pinus pinea L. versus o pinhão asiático” menciona o síndrome de Pine Mouth“. Alega-se que “este fenómeno foi descrito, pela primeira vez, em 2001, mas foi entre 2008 e 2012 que se manifestou de forma mais intensa na Europa e nos EUA e, por essa razão, despertou o interesse da comunidade científica”.

O distúrbio está associado a “perturbações de paladar e mal-estar geral que se revela entre um a três dias após a ingestão de pinhão de origem chinesa“. Nos casos mais graves, os sintomas podem prevalecer durante semanas. Alega-se que “alguns investigadores atribuem o desagradável sabor amargo-metálico ao ácido pinolénico”. Outros avançam com hipóteses que, tendo em conta os trabalhos de investigação ainda em curso, “apontam para o ranço resultante de deficiências no processamento, más condições de armazenagem, conservação ou, até, para um acondicionamento inadequado” dos pinhões.

No mesmo artigo, revela-se que esta “irritação aos compostos terpenoides do pinhão de espécies cujo consumo é proibido pela ‘Food and Agriculture Organization’ (FAO, 1998), nomeadamente de Pinus armandii (chinese white pine) e Pinus massoniana (chinese red pine)”. E alerta-se que “só o recurso à DOP (Denominação de Origem Protegida) permitirá atenuar os nefastos efeitos da concorrência desleal do pinhão de diferentes origens geográficas e, assim, garantir ao consumidor um produto de qualidade”.

Contactado pelo Polígrafo, o otorrinolaringologista Artur Condé admite não estar familiarizado com o síndrome mencionado. Mas explica que há pessoas que podem ter uma “reação de hipersensibilidade a vários frutos secos” em que reportam o sintoma descrito. Refere que tal não acontece apenas com os pinhões.

Em termos médicos, segundo o especialista, o sabor metálico na boca é consequência de uma disgeusia, ou seja, uma distorção no paladar. Neste caso, um gosto a metal, que provoca um gosto diferente daquele que os alimentos habitualmente têm. “Esta alteração do paladar pode acontecer em caos de intolerância a determinados frutos secos, bem como em outras circunstâncias”, explica o antigo Diretor do Serviço de Otorrinolaringologia do Centro Hospitalar de V.N Gaia. Refere, por exemplo, que a infeção por Covid-19 pode ter causado este sintoma a vários doentes.

No caso de se tratar de uma reação alérgica a um determinado fruto seco, segundo o médico, “há uma inflamação dos terminais nervosos sensoriais da região da boca e da língua e a informação que sai desses terminais nervosos gustativos fica perturbada por essa reação”. Ou seja, há uma alteração da informação que chega ao sistema nervoso central sobre o gosto que a pessoa está a receber através do alimento que ingere.

Em suma, é verdade que os pinhões podem causar “gosto amargo e metálico na boca durante semanas”, como se alega no Reddit. No entanto, também é verdade que o mesmo sintoma pode ser desencadeado por vários frutos secos, bem como devido à hipersensibilidade de certas pessoas aos mesmos. Mais, existem várias condições médicas e medicamentos que provocam esta distorção no paladar.

___________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque