"Temos um concurso! Até agora ninguém encontrou o número de patos na foto. Ainda não há vencedores. Para as primeiras 500 pessoas, o Pingo Doce emitiu um voucher de 150€-1.000€", destaca-se numa publicação de 31 de maio no Facebook, com origem na página "Pingo Doce Fans" que exibe o logótipo da conhecida rede de supermercados portuguesa, do grupo Jerónimo Martins.

"A equipa entrará em contacto diretamente com todos os vencedores", garante-se no texto. "Os vouchers podem ser trocados em qualquer um dos nossos agentes."

Na imagem, sob o logótipo dos suspermercados Pingo Doce, aparece um conjunto de patos, com algumas sobreposições de bicos, olhos e patas, o que dificulta a contagem do número de patos.

Apesar dessa dificuldade, mais de 3.000 pessoas já tentaram, em poucos dias, com contagens muito díspares: 26, 22, 27, 24 patos.

Mas as respostas da página não são menos díspares. Apresentamos aqui alguns exemplos:

"Compartilhe esta postagem em seus 5-7 grupos do Facebook e verifique suas mensagens privadas de nós."

"Obrigado por participar, consulte as condições
1. Curta nossa página
2. Compartilhe esta postagem com seus grupos ou amigos
3. Se tiver sorte, a nossa equipa enviar-lhe-á uma mensagem privada. Confira agora nosso post!!!"

"Obrigado por participar no evento de aniversário do Pingo Doce, a principal condição para ganhar prémios é partilhar primeiro esta publicação! Boa sorte."

"Obrigado pela sua participação! Compartilhe nossa postagem na página inicial do seu perfil e abra a mensagem do Messenger para abrir a caixa de presente, boa sorte!"

Na realidade, esta página "Pingo Doce Fans" não tem qualquer relação com a cadeia de supermercados Pingo Doce. Trata-se de uma utilização abusiva do nome e logótipo da marca.

O esquema é similar a tantos outros que circulam nas redes sociais - alguns dos quais já sinalizados pelo Polígrafo como burlas ou fraudes - e os sinais de alerta são evidentes.

De resto, o Polígrafo confirmou junto do Pingo Doce que esta promoção ou oferta é fraudulenta, não tendo qualquer relação com a cadeia de supermercados em causa. Não se deixe enganar.

__________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network