- O que está em causa?"Hoje a equipa do Pingo Doce oferece 'vouchers' de 500 euros às primeiras 500 pessoas que souberem um número que não seja 803", destaca-se em publicação nas redes sociais, exibindo uma tabela de números (apenas um 903 entre centenas de 803) sob o logótipo do Pingo Doce, cadeia de supermercados portuguesa. Verdadeiro ou falso?

"Todos os vencedores serão contactados diretamente pela equipa. Os cupões podem ser usados em qualquer um dos nossos agentes", garante-se na publicação que tem origem na página "Pingo Doce Fans", exibindo uma tabela de números (apenas um 903 entre centenas de 803) sob o logótipo do Pingo Doce, cadeia de supermercados portuguesa.
Essa página foi criada no mesmo dia em que foi lançada a publicação, 13 de fevereiro, o que levanta desde logo suspeitas quanto à autenticidade da oferta ou promoção. Que aliás suscitou dúvidas a vários leitores do Polígrafo que pediram uma verificação.

Na caixa de comentários da publicação, uma utilizadora partilha uma troca de mensagens em que lhe são dadas várias indicações para adquirir o referido voucher. Nestas indicações são pedidos os dados do "vencedor". Pode ler-se na captura de ecrã partilhada o seguinte: "Registe-se agora porque os vales-presente são limitados".
O esquema é similar a tantos outros que circulam nas redes sociais - alguns dos quais já sinalizados pelo Polígrafo como burlas ou fraudes - e os sinais de alerta são evidentes.
De resto, o Polígrafo confirmou junto do Pingo Doce que esta promoção ou oferta é fraudulenta, não tendo qualquer relação com a cadeia de supermercados em causa. Não se deixe enganar.
____________________________
Avaliação do Polígrafo:
