Tem por hábito desconfiar quando vê passatempos de cadeias de supermercados que prometem grandes prémios sem qualquer esforço? É o que deve fazer no caso da mais recente, partilhada recentemente no Facebook, e que diz respeito à rede de supermercados portuguesa Pingo Doce, do grupo Jerónimo Martins.
Sob o mote de uma comemoração do aniversário, anuncia-se um suposto sorteio com “1.000 sacos de presentes especiais”. Para os conquistar basta escrever a palavra “Parabéns” na página “Pingo Doce Fans”.

A publicação nesta página conta já com centenas de comentários e partilhas, mas será que se trata de uma promoção ou sorteio fidedignos e oficiais dos supermercados Pingo Doce?
Primeiro ponto ou sinal de alerta: a página “Pingo Doce Fans” não tem qualquer relação com a cadeia de supermercados Pingo Doce. É uma utilização abusiva do nome e logótipo da marca.
Segundo ponto: na página oficial da marca não há qualquer referência ao aniversário do Pingo Doce ou a qualquer sorteio desta natureza, tal como pode verificar aqui.
O post faz parte de um esquema semelhante a muitos outros que circulam nas redes sociais e que visam não apenas o Pingo Doce mas também outras marcas. O Pingo Doce já alertou em outras ocasiões que “todas as campanhas e promoções são divulgadas através dos canais oficiais da marca”, nomeadamente o site (www.pingodoce.pt) ou a página Pingo Doce, no Facebook.
Atenção ainda, apelou a marca, para “a divulgação dos seus dados pessoais em páginas que não são as oficiais da marca, assim como nos termos e condições de participação em todos os concursos e passatempos”.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo: